logo

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sua casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (parte 3)


Reformas e pequenas reformas

Arq. Christian Michael Seegerer
Este artigo tem como objetivo dividir a experiência de como um espaço na casa pode ser renovado e passar a ter um uso e beleza que podem contribuir para tornar a casa mais funcional e aconchegante.
Partiremos do estudo de um caso específico: uma área exclusiva para circulação em um apartamento paulistano de aproximadamente 200m2 que se transformou em um prático e acolhedor home office para a família.
A reforma em questão possibilitou o alargamento do espaço em cerca de 60cm, o suficiente para prever uma bancada de estudo ou trabalho para duas pessoas. Uma estante “magra” para receber livros e revistas na parede oposta fez parte da transformação e ocupação do espaço, além da execução do forro em gesso com iluminação embutida. O arremate final foi alcançado com a prateleira aérea em todo o perímetro: prática, ele recebe caixas para organizar melhor objetos e documentos da família.
A reforma prevista possibilitou um reposicionamento das portas de acesso para cada dormitório, inclusive eliminando duas, pois dois quartos passaram a dividir um mesmo banheiro e um mesmo acesso – a estante “magra” ganhou seu espaço graças a esta mudança; e também uma porta de acesso a um banheiro social foi eliminada (o banheiro passou a ser exclusivo de um dormitório, mas isto é outra história...). O resultado final foi uma área mais ampla e melhor utilizada, (antes servia somente de circulação da área íntima), com um uso específico.
Como toda reforma, algumas “surpresas” acabam acontecendo... e, neste caso, uma viga de concreto – elemento estrutural do edifício -, foi descoberta ao demolir a parede que possibilitaria a instalação da bancada. A saída foi incorporá-la à marcenaria sob medida e, finalizada a reforma, ninguém pode imaginar que está alí.
Reforma ou pequena reforma... O nível de intervenção dependerá do capital que pode ser investido, na vontade – grande ou pequena – de mudar, renovar, e tantos outros aspectos a ponderar. Nossa recomendação principal é que se invista em morar bem, reflexo em boa medida do valor que se dá à vida em família.












3 comentários:

Patricia disse...

Muito interessante a transformação do espaço excedente em espaço mais útil! Fico imaginando como seria fazer a "mágica" de caber o mínimo necessário para uma pessoa sozinha morar em um espaço de 35 m2, na pior das hipóteses(na melhor, acredito que uns 45m2).

Sem ser "loft", pela dificuldade de subir e descer escadas, haveria como caber nesse pequeno espaço, uma cama(sem ser sofá-cama para não ter que abrir e fechar todas as noites)mais uma micro-cozinha, micro banheiro e tanque com varal pequeno em cima,com ventilação para secar roupas lavadas à mão? Ah! Claro, também um armário que coubesse TUDO: roupas,lençóis, toalhas, materiais de limpeza, táboa de passar roupas e um cantinho com "cara de mesa de jantar" com 2 cadeiras apenas? Às vezes é bom sonhar, pois alguns sonhos são possíveis de se concretizar! Qualquer idéia nessa área seria de grande ajuda para uma mudança de imóvel maior para um bem menor.
Abraço,
Patricia

Liana Clara disse...

Cara Patricia, sua resposta estará no blog na próxima semana. Espero que aguarde até lá. Bjs

Patricia disse...

Que bom! Agradeço muito se puderem sugerir uma divisão para espaço tão pequeno onde teria que haver vários ambientes para se executarem as tarefas necessárias de um lar, mesmo que de uma só pessoa.
Abraço,
Patricia.

Postar um comentário