logo

domingo, 23 de setembro de 2012

Assuntos Gerais

Por Maria Teresa Serman


Quem diria que uma fatia de bolo - eu disse UMA FATIA, não metade do bolo! - no café da manhã ajuda a perder peso? É o que descobriram os pesquisadores de uma universidade israelense, baseados no fato de o metabolismo matinal (logo após o despertar) ser acelerado, o que faz decrescer a compulsão por doces ao longo do dia. O ideal é tomar um desjejum de até 600 calorias.

Falando de novo na memória, sobre a qual já escrevemos um texto, sabemos todos que é constrangedor esquecer o nome da pessoa a quem acabamos de ser apresentados. Então, vamos nos concentrar no primeiro momento da apresentação: olhos nos olhos, sorriso, aperto de mão firme - mãos flácidas indicam vontade fraca e má comunicação -, e, principalmente a resposta "Muito prazer, Mariazinha! - repetindo o nome que lhe foi dito, ajuda muito a gravar. Se conversarem, chame-a(o) de novo pelo nome, para fixar e mostrar que você o guardou. Se sua memória for ruim, torne a repeti-lo mais vezes (não exagere também!) e termine citando-o, o que agradará muito à pessoa, que se sentirá importante.

Para a hora da cozinha, uma dica da revista Máxima (aliás, todas estas dicas são dela) sobre temperos, duas opções de salmoura seca, para carne, arroz, macarrão e legumes:


1) 100 g de sal fino misturado a raspas de limão siciliano ou laranja, mas não exagere porque as cascas das frutas cítricas dão mais gosto do que o sumo delas;


2) 100 g de sal grosso a que se acrescenta ervas secas ou frescas picadas, como tomilho, alecrim, sálvia ou salsa.


Pessoalmente prefiro a segunda opção para carnes, pois o sal grosso não vai bem com massas e legumes, fica grosseiro, sem trocadilho, e até perigoso para mastigar e quebrar dentes.
Pode fazer e deixar na geladeira por até uma semana.

Mais da cozinha. Sabe o ponto certo do ovo cozido? Eu não sabia, aprendi agora: leve o ovo ao fogo e, quando começar a ferver, diminua a chama e conte o tempo então:
- 3 min para um ovo quente com gema bem mole;
- 4 min, quente, com a clara mais durinha;
- 5 min, quente, quase cozido;
- 6 min, cozido, com a gema ainda brilhante;
- 7 min, o clássico ovo cozido, bem durinho.

Está comprovado que meia-calça, posta no freezer por cerca de 30 minutos antes de usar resiste mais a rasgos e conserva a modelagem original por mais tempo. Só tire antes para não morrer de frio. E isso serve para sapatos também, aqueles apertados e desconfortáveis. Ponha-os dentro de um saco plástico e tire só um pouquinho antes de usar, porque o frio nos pés dá analgesia, isto é, uma certa anestesia, e depois eles dilatam um pouco, ao esfriarem.

Se você ainda não o adotou, não sei o que está esperando, pois é um achado, o pincel de silicone. Higiênico - vai ao lava-louças ou pode ser deixado de molho em água com detergente; prático, aguenta temperaturas altíssimas e, por isso, pode-se pincelar molhos quentes sem tirar o assado do forno; bonitos, combinam com os outros utensílios de silicone, como pães-duros e espátulas. Compre já o seu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário