logo

terça-feira, 17 de julho de 2012

Vamos ensinar a doar?

Eu me lembro, quando era bem pequena, da minha mãe contando, como gracinha, que eu não gostava de dar nada meu e para ela doar algo que não cabia ou não servia mais pra mim, precisava tirar escondido. Que criança desagradável eu deveria ser! Não vejo onde isso poderia ser algo engraçado de se contar e muito menos louvável em uma criança.

Aprendemos a doar doando. E vamos fazer isso bem melhor se começarmos desde pequeninos, como algo natural Não serve? Está em bom estado? Servirá a outra pessoa? Então, que aprendamos a arte de nos libertarmos de apegos.

Vamos ensinar nossos filhos a serem desprendidos, a saberem diferenciar as coisas das pessoas, a dar o devido valor a cada coisa.

Ensinemos a cuidar bem de seus pertences, para que durem mais, para que lhes sejam úteis por mais tempo, mas sem se agarrarem a eles, como um mendigo adorando a sua única colher.

Uma criança cresce muito rápido e suas roupas parece que encolhem constantemente; logo, de ano em ano, é preciso fazer uma seleção das que não cabem mais, e que podem servir para a quermesse da igreja, ou até para o irmão menor ou o filho de uma amiga.

Nossos filhos cedo aprenderão o quanto de bom há em ser útil, em servir aos outros. Seus brinquedos, ainda mais se tem muitos, servirão para crianças pobres que nada têm, dando o que está em bom estado, pois lixo vai para o lixo.

Hoje, graças a Deus, perdi essas correntes que me prendiam. Confesso que foi uma luta ferrenha, mas valeu para aprender que dar é muito melhor do que receber, tem sabor de eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário