logo

terça-feira, 26 de junho de 2012

O ovo redimido

Por Maria Teresa Serman

Os pesquisadores e médicos, principalmente estes últimos, que me desculpem, mas nos deixam bastante confusos e inseguros diante da alternância de proibições e prescrições de certos alimentos nos tempos recentes. Um dos destaques dessa oscilação é o ovo. Pobrezinho, foi acusado de inimigo nº1 do colesterol e quase banido dos cardápios. Os cardiologistas o maldiziam e ameaçavam com o inferno do infarte aos que ousavam comê-lo com mais frequência. E, de repente, eis que está reabilitado!

Tal ressurreição se deve à recente descoberta de uma substância presente logo na sua parte mais execrada, a gema. Trata-se da LECITINA, um emulsificante natural de gordura que, pasmem, inibe a absorção de gordura pelo intestino. Justamente o oposto do que se pregava! E mais o que sempre se soube: a amarelinha é repleta de nutrientes, como minerais(entre eles o ferro), proteínas, vitaminas A, D, e as do complexo B. Oferece ainda a COLINA, essencial para o cérebro e a memória, e a dupla LUTEÍNA e ZEAXANTINA, que auxilia na prevenção da catarata.

A clara contém uma substância denominada albumina, da qual os atletas e esportivas gostam muito, pois contribui para saúde da musculatura e dá sensação de saciedade. Então, vamos comer ovo todo dia! Não, também não é assim, pois a gema continua sendo fonte de colesterol. No máximo três vezes por semana é o ideal, e ainda observando a dieta, pois se ela já é repleta de carne, leite e outros alimentos gordurosos, deve-se diminuir a frequência dele.

Quanto às formas de prepará-lo, é melhor que seja cozido, mexido ou pochê, que são maneiras de preservar os nutrientes ao mesmo tempo em que eliminam micro-organismos. Para fritá-lo, tente usar uma frigideira antiaderente, e, em vez do óleo, ponha um tiquinho de água. Se não conseguir, economize o óleo para não aumentar o seu potencial de gordura. E na contabilidade semanal, inclua os alimentos que levam ovo também, como bolos, tortas, panquecas e outros. Bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário