logo

sábado, 28 de janeiro de 2012

O que os pais devem fazer pelos filhos estudantes

Seguem algumas sugestões para os pais de primeira viagem, com seus filhos em idade escolar.

1. Ter um lugar tranquilo para os estudos. Cuidar para que o ambiente tenha mesa, cadeira, iluminação e seja longe da TV

2. Cuidar para que tenham tempo livre – não deixar a agenda das crianças lotada de atividades, para que tenham tempo para brincar e se divertir. Criança que não brinca, diminui o rendimento escolar.

3. Cuidar para que faça a lição – mesmo que sejam fáceis, é importante que façam num tempo e horário determinado. Sempre olhar o que deve ser feito e depois de pronto também.

4. Ter livros em casa – isso ajuda muito o interesse por leitura. E tendo filhos pequenos, ler para eles. O hábito, cultivado desde cedo, aumenta muito o vocabulário.

5. Não solucionar os problemas por eles, apenas orientar, nunca dar a resposta. Pode sugerir uma leitura mais atenta do enunciado, fazer uma nova reflexão sobre o assunto. A correção final deve ser do professor.

6. Conversar sobre a escola – é bom ouvir o que eles tem a dizer sobre o colégio e seus professores. Isso vai dar aos pais condições de avaliar o rendimento escolar versus o ensino dado
.
7. Ir ao colégio conversar sempre que notar algo não coerente com o que esperam deles para seus filhos.

8. Ver sempre o boletim – definir planos para melhorar, quando não foi bom o resultado e elogiar estimulando para estar sempre atento aos estudos, quando o resultado for bom. Evitar castigos e estar atentos para que estudem mais no bimestre seguinte.

9. Ir sempre à reunião de pais – mesmo que não goste ou o tempo seja pouco..A ida a esses encontros ajuda-nos a entender melhor nossos filhos com os estudos.

10. Na hora do vestibular mantenha seu filho calmo, sem muitas pressões, mas atentos para que não saiam do rumo justo na reta das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário