logo

domingo, 29 de janeiro de 2012

Erros (e acertos) na maquiagem

Por Maria Teresa Serman

Sempre acontece: na hora em que mais urge ter precisão, olho clínico, mão firme... PIMBA! Lá vem o borrão, a cor errada, o preto escorrido! É a lei de Murphy infalível, na hora da maquiagem. Mas não se desespere, e, pelo amor de Deus! não chore, só vai piorar a situação.

Eis algumas dicas para esses momentos terríveis:

1) Errou no tom da base - Nem pensar em tirar tudo. Retire o excesso com uma esponja seca, com leves batidinhas. Depois empregue um pó fino, mais claro, se a base for de tom mais escuro, ou ao contrário. E não carregue no pó bronzeador, ou use-o com mais evidência, dependendo do caso.

2) O traço do delineador borrou no final - Esfumace, sombreando com sombra escura, em movimentos de vai e vem, para não depositar a sombra em um ponto só, se estiver usando delineador em pó ou lápis. No caso do delineador líquido, terá que esfumar todo o traço, acentuando mais a sombra onde borrou.

3) O lápis escorreu durante a festa - esfume o traço com o próprio, e aplique iluminador de boa qualidade, sem brilho, nas olheiras, de dentro para fora. Mas não exagere, senão em vez de "panda" vira "fantasma"!

4) A sombra em pó caiu na pálpebra inferior - Em primeiro lugar, para evitar que isso aconteça, sacuda um pouco o pincel antes de aplicá-la; para as jovens, vale colocar uma camada (fina) de pó fino em baixo dos olhos, e depois removê-la com um pincel grosso, o mesmo que usou para aplicar. Para as mais velhas, nem pensar nisso, pois vinca as linhas de expressão!

5) O rímel marcou a pálpebra - Costumo me trancar e não falar, nesta hora "sagrada", que é como chamo, brincando, o momento de passar o rímel. Se este deixou alguns borrões, tente tirá-los com uma mínima ponta do lenço de papel, que deve estar sempre à mão na hora de se maquiar, molhada com uma gotícula de líquido próprio para retirar o rímel, não use creme. Depois, retoque a pálpebra com a sombra ou iluminador.

6) Exagerou no brilho - Para não virar holofote, não pese a mão na hora de aplicar o pó com brilho, ou o iluminador líquido. Para o primeiro, o conserto é tentar esbater com o lenço de papel e depois passar um pouco de pó fino opaco, com o pincel a que já nos referimos, nunca com esponja. Aliás, esta já era para se passar pó!

7) Exagerou no blush - Retire o excesso com uma bola de algodão, em movimentos circulares. Em seguida, pincele o pó mais claro e reaplique um pouco do blush que tirou, para que a maquiagem dure. Mas, dessa vez, com menos entusiasmo.

8) Boca de Bozo - Ultrapassou os limites do contorno labial? Estique o lenço de papel sobre o contorno, puxando-o para dentro da boca. Passe um iluminador opaco por fora do contorno e reaplique o lápis de boca, para só então passar o batom. Aliás, esse é o modo certo e seguro de empregar o batom ou brilho. Porém, use o tom correto do lápis, de acordo com o batom, para não ficar com os lábios emoldurados. O lápis não deve sobressair, fica ridículo! Maquiagem é diversão, não só beleza. Tudo tem concerto, só não se aplica aqui a máxima de que "água lava tudo". Há coisas melhores, nesses casos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário