logo

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 97)"

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A.diz: Dra pode um filho mudar tanto quando entra na adolescência? Ele era um menino carinhoso, amigo, gostava da nossa companhia e hoje rebate tudo o que dizemos com grosseria e esta se afastando de nós. Onde erramos? E o que fazer? Só temos ele, pois tive dificuldades para engravidar e só consegui tê-lo.

RESP:Caro ( a) A.Vocês não erraram, fiquem tranquilos !
Faz parte da Adolescência a mudança de humor, um pouco por não saberem o que fazer com a nova imagem de si mesmos que eles passam a ter, um pouco pelo despertar dos hormônios, as mudanças corporais, o desejar ser " eles " mesmos e não filhos de Fulana e Beltrano...
Tenham muita paciência porque Adolescência é “uma das fases da Vida”, não é A VIDA e vai passar!
Lá pelos 17, 18 anos, eles começam a ser novamente amigos, mais serenos e de novo achegados aos pais. Enquanto isso, continuem a tratá-lo como sempre fizeram, não façam carinho na presença de terceiros, ( eles se sentem envergonhados, mesmo que no fundo desejem ser acarinhados ...) arrumem as cobertas à noite e dêem um beijo e a bênção quando forem dormir.
Não reclamem das mudanças, tratem como se fosse à coisa mais natural do mundo (porque é assim mesmo!), finjam ignorar as grosserias a menos que passem dos limites e então olhem firmemente para ele sem nada dizer- ele entenderá! Ofereçam sua casa para que ele convide os amigos, por exemplo, uma tarde de sábado, para uma rodada de pizza, ou sanduíches, ou algo de que ele goste. Isto aproxima e mesmo que ele de momento recuse, garanto que ficará muito feliz! Mais uma vez a “receita "é PACIÊNCIA, muita PACIÊNCIA! Boa sorte, não se aflijam e fico às ordens ! Mannoun

2 – A.G. diz: Dra minha filha de 11 anos tem uma hérnia umbilical desde bebê e estou preocupada por ela pela parte estética, esta ficando mocinha e isso enfeia muito. O que sugere fazer?

RESP: Cara SRA. A. G. Penso que há pelo menos 11 anos a senhora já deveria ter levado sua filha à cirurgia infantil, pois a hérnia umbilical é muito simples de ser corrigida!
O pediatra dela não a teria encaminhado antes?
Não tenha medo e tranquilize também sua filha porque a cirurgia é simples e a recuperação é rápida - quanto mais cedo for realizada a cirurgia, melhor, não só por sua saúde, mas também pelo aspecto físico e pela cabecinha dela!
Procure seu médico de família e peça-lhe que indique um bom cirurgião infantil, marquem uma consulta e aproveitem o período de férias escolares para livrá-la deste desconforto!
Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun

Um comentário:

Maria da Conceição disse...

Dra é normal um rapaz de 19 anos nunca ter namorado? Ele é muito tímido e toda vez que falo sobre o assunto ele diz pra eu parar.

Postar um comentário