logo

domingo, 3 de julho de 2011

Ótimo filme: “Meia-Noite em Paris”

Por: Patricia Carol Dwyer

“Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen (Midnight in Paris, Espanha/EUA, 2011) . Comédia. Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marrion Cotillard, Adrian Brody...

Apesar de eu nem sempre gostar do humor do famoso diretor, desta vez só dá para elogiá-lo! O filme é interessantíssimo e prende a atenção do princípio ao fim, com diálogos divertidos no seu “nonsense” e paisagens deslumbrantes da Cidade Luz.

Esse roteiro, como de costume, reflete muito da vivência pessoal de Allen. Ele coloca seu alter ego na figura de um roteirista em crise (Owen Wilson), que está em Paris com a noiva (Rachel Mc Adams) e os pais dela, fazendo preparativos para seu casamento. Enquanto eles fazem compras, ele mesmo só pensa no livro que está escrevendo atualmente e procura inspiração para finalizá-lo. Sai todas as noites em longas caminhadas, aos poucos se distanciando dos passeios em conjunto com a noiva, sua família, e um casal de amigos dela, esnobes e insuportáveis. Após a meia-noite, ele descobre uma Paris atemporal, diferente, como sempre sonhou.

Cansado do vazio da vida moderna, se perde em pensamentos de épocas passadas, numa delas em especial, os anos 1920, década na qual gostaria de estar vivendo... (aqui, Woddy Allen utiliza o artifício de conviver com intelectuais e artistas da época, os ’20, como Salvador Dalí, o casal Scott e Zelda Fitzgerald, Gertrude Stein, entre outros. Colocou também inúmeras referências culturias para destacar o charme parisiense, principalmente, aquele perdido no passado).

Acontecem muitos episódios divertidos no seu convívio com os artistas dos anos ’20, em especial, com uma ex-amante de Dalí(Adrian Brody), ela, interpretada pela bela Marrion Cotillard (levou o Oscar de Melhor Atriz Principal, 2008).
VALE A PENA VER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário