logo

domingo, 17 de julho de 2011

O que é o quê na cozinha – parte 4

BANHO MARIA
Refere-se a cozinhar, ou aquecer algo, pousando o recipiente em que isso está na em outro, com água, que vai direto ao fogo.
BATATA ROSTI
Ótima para acompanhar fondues, outro prato típico suíço. Faz-se com batata ralada, crua ou levemente aferventada e gelada, fritando-a com bacon, geralmente, cebola e outros recheios, de modo que fique dourada e crocante (rosti).
BLINIS
"Pequenas panquecas redondas originárias da Rússia, preparadas com farinha de trigo sarraceno e fermento, e servidas com creme azedo e caviar." (Cybercook)
BORSCH

É uma sopa tradicional da Rússia e dos países próximos. Feita com beterraba, creme azedo e ervas. Serve-se fria.
BOUILLON
Iguaria francesa, é o caldo de carne ou de legumes usado como ingrediente em outros pratos, ou molhos. Pode ser servido sozinho, chamando-se, nesse caso, consommé.
BOUQUET GARNI
Mais uma especialidade francesa. Trata-se de um amarrado de ervas (tomilho, salsa, manjericão, estragão, louro), que pode ser colocado em um pequeno saco de pano apropriado, e mergulhado no prato durante seu preparo, sendo retirado quando pronto.
BRANQUEAR
È o ato de mergulhar os produtos em água fervendo por alguns minutos. Faz-se antes de congelamento, para dessalgar alimentos em salmora, para tirar o amargor de outros ou firmar algumas carnes.
BRESAOLA
Muito usada para sanduiches, é carne bovina curada com sal por algum tempo. Tabém pode ser degustada como antepasto, temperada com sal e limão.
BRODO
Termo italiano para "caldo", de carnes ou legumes, podendo ser apurados com vinho. É a essência de vários pratos, como molhos, risotos, sopas, etc. Também servido com massas curtas cozidas,
mergulhadas nele, tipo farfale, penne e outras.
BRUNCH
Mistura de "breakfast" (café da manhã) e lunch(almoço). Criação americana, para designar uma refeição substancial que une as duas, como diz o nome. Faz-se entre 10 e 14 horas. Contém elementos dos dois tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário