logo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Li por aí -(16) Como ser bom em matemática?

O assunto veio a calhar de cheio por uma pergunta que recebemos nestes dias, retirei do blog do Pedro Paulo, nosso colaborador também aqui.


Como ser bom em matemática? Como ser craque em matemática? Como ser gênio em matemática?

Estas são algumas das perguntas que as pessoas tem feito aos oráculos da internet e que fazem com que cheguem a este humilde blog.

Vou dar um testemunho pessoal:

Tenho uma irmã de 8 anos (antes que alguém pergunte: é com o mesmo pai e a mesma mãe, apesar da diferença de idade). A menina, espertinha, estudiosa tinha dificuldades em matemática. Como moro em outra cidade procurei ajudá-la enviando problemas matemáticos por e-mail para ela e verificando as respostas. O problema deste método é que algumas vezes os problemas eram fáceis demais e algumas vezes muito difíceis.

Lembrei que quando era pequeno gostava de jogar xadrez e que havia escutado a lenda sobre como foi inventado o jogo:

O grande sábio recomendou um desconhecido jogo para o rei que havia perdido o filho numa batalha e precisava de uma distração para desviar-se do abatimento.
Ele logo se interessou muito por este jogo chamado Xadrez. Então ele pediu ao grande sábio que escolhesse uma recompensa por sua lealdade. O grande sábio respondeu, "Por favor, coloque um grão de trigo no primeiro quadrado do tabuleiro, dois no segundo quadrado, quatro no terceiro e no quarto oito .... Ou seja, duplique os grãos de trigo do quadrado anterior até chegar ao 64o quadrado"

"Tudo bem", riu o rei e aceitou o pedido modesto com generosidade.
No entanto, quando o trigo foi contado, o rei descobriu que nem todo trigo da Índia poderia preencher sequer a metade dos quadrados sobre o tabuleiro de xadrez baseado no acordo que fez com o grande sábio.

Eu fiquei interessado no assunto e comecei a calcular até chegar ao valor de 2^63: 9.223.372.036.854.775.808

Coloquei a mesma tarefa para minha irmã e os resultados dela na escola tem melhorado muito. Não sei se há uma relação de causalidade entre os dois eventos, mas mal não vai fazer!

2 comentários:

Alexandre M. F. Silva disse...

Uma boa leitura para crianças é o livro do Malba Tahan, "O homem que calculava". Essa história do tabuleiro de xadrez está no livro.

Liana Clara disse...

Olá Alexandre, estou precisando mesmo de muitas dicas para melhorar esta minha filha em matemática!
O livro é ótimo, boa sugestão.
Quando a pessoa não gosta da matéria é preciso criar alguma artimanha e eu ainda não descobri qual, pra esta menina dar o clique em matemática.

Postar um comentário