logo

sexta-feira, 12 de março de 2010

Avanços na Terapia do Câncer - Parte I

Uma das doenças mais temidas do século XX era o câncer. Apesar de continuar a despertar grandes medos há várias luzes no fim do túnel. Este pequeno texto não tem a pretensão de ser exato do ponto de vista médico, nem exaustivo. O objetivo é mostrar porque começamos a virar o jogo contra uma das doenças mais letais.

O câncer é um conjunto de doenças que se caracterizam por 3 propriedades: multiplicação desordenada de células, invasão de órgãos e tecidos adjacentes e em alguns casos disseminação por vários órgãos do corpo. Em geral se chama câncer aos tumores que tem estas características, embora as leucemias não formem tumores e sejam consideradas também neoplasias.

Há muitas causas para o surgimento destes tumores malignos, além disso não é uma doença nova, mas surgiu com mais força no século XX devido ao aumento da expectativa de vida da população e ao surgimento de tratamentos que impediram as pessoas de morrerem de outras doenças.

Os primeiros casos de câncer descritos foram por volta do anos 1900AC no Egito, quando se procurava tratar o câncer de mama através de cauterização. O sábio Avicena que viveu na Pérsia no século XI recomendava a amputação do membro atingido.

Muitas descobertas foram feitas, como a identificação da causa das metástases, do grego μετά στάσις aparecimento remoto, no final do século XIX até os efeitos da radiação nas células tumorais no começo do século XX.

Até os anos 50 era algo cujo diagnóstico em muitos casos era concomitante com uma sentença de morte. Nos últimos sessenta anos esta sentença foi sendo progressivamente comutada e em alguns casos extinta.

No próximo capítulo desta série, vamos falar sobre as primeiras tentativas de tratar o câncer a partir dos anos 50 e algumas pistas para deixar uma taxa de mortalidade de 50% nos anos 70 para 30% no início do século XXI.

Curiosidade: Alguns filmes de Cinema onde aparece a doença:
- Forest Gump
- Terra de Sombras
- Tomates Verdes Fritos
- Um golpe do destino
- A lista de desejos
- O presente
- Uma prova de Amor - Lançado no final de 2009. (foto abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário