logo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 11)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.

Namoro destrutivo
1 - L. D. diz: Dra como ajudar minha filha a se afastar de um namoro destrutivo? O namorado dela não se esforça pra nada e ela fica como boba sempre atrás dele. Basta ele chamar e ela logo vai correndo. Como fazer ela entender que ele esta perdendo o tempo dela? Somos de uma cidade pequena e todos conhecem bem quem ele é.

RESP: Cara senhora LD. Qual a idade de sua filha? Ela estuda, trabalha o que faz? É única filha? Desculpe fazer tantas perguntas, mas cada uma delas ajudará no conteúdo da resposta! A senhora pode me dar um retorno? Enquanto isso, peça muito especialmente a Deus por sua filha - a oração dos pais pelos filhos é especial! Guarde silêncio, não fale mais no assunto com ela e fale apenas com Deus. Aguardo uma notícia sua e um abraço! Mannoun
Mesada
2 - O. diz:... Qual é a melhor idade pra darmos mesada e como devemos calcular o valor da mesada, o que incluir?

RESP: Sr.O. Desde pequeninos os filhos devem aprender quanto custa ganhar e como é fácil gastar... Ao sair com eles, já vamos explicando que nem tudo o que desejamos podemos ter- ao menos naquele momento. Que aprendam a esperar. Que não ganhem tudo e na hora que desejam. Assim fica mais fácil que aprendam a administrar o que ganham. Ao começarem a ler e escrever, já podem receber algum dinheiro e os pais é que determinarão quanto. Repasso o que ouvi de um grande psiquiatra infantil, em Congresso no Rio de Janeiro- diminuir o quanto os pais dão aos filhos em dinheiro e aumentar o tempo de convívio com eles... Se o casal tem mais de um filho, o valor a ser dado deve ser proporcional às idades e calculados com eles : - fazer as contas do custo da condução, mais um lanche saudável e, se houver um passeio pela Escola, por exemplo,o que os pais julgarem necessário,dependendo dos hábitos da família. Ponderar sempre com eles, que em casa recebemos tudo o que é necessário para o dia a dia. Quando já estão na Universidade o raciocínio será semelhante, incluindo livros, material escolar, etc. Caso não tenha respondido o que desejava, fico a seu dispor.Mannoun

Hora de voltar da balada
3 - E. L. N. diz: Como determinar a hora de voltar pra casa de festas ou balada? Tem diferença pra menino e menina? É melhor deixá-los voltar de taxi com amigos, pra não "pagarem" mico quando nós vamos buscar?

RESP: Sr..E. .L.. N. Os pais devem negociar com os filhos os horários de saída e chegada de festas, bem como a freqüência com que saem durante a semana. Filhos são filhos- não deve haver diferença se são rapazes ou moças.
O fato de voltarem ou não de taxi deverá ser decidido pelos pais - mesmo quando os filhos dizem que não querem “pagar mico”, na verdade sentem-se importantes e queridos pelos pais que se ocupam em levá-los e buscá-los. Aliás, um excelente momento para observá-los, ver que assuntos são tratados, a linguagem, os comentários, posturas.... Podem se oferecer - juntamente com outros pais amigos, para se revezarem junto dos filhos nas idas e vindas.
Fico a seu dispor! Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dra, sou a L.D. da primeira pergunta e minha filha tem 20 anos, estuda, faz faculdade e é muito boa aluna. Tenho 2 filhos, mas ela me preocupa porque não consegue ver o que todas as amigas falam dele, um cara que não faz nada para procura-la, vive na dele e ela é quem tem que ir procurá-lo. Ela é muito bonita, meiga, todos gostam dela, não sei porque foi se apaixonar por uma pessoa tão diferente dela e tão desinteressado. Não sei mais o que falar pra ela. Agradeço sua atenção e toda ajuda será bem vinda. Abraços

Anônimo disse...

Vocês acham que um adolescente de 15 anos que leva cachaça (misturada com refrigerante) para tomar dentro da escola possui idoneidade moral? Eu sou colega de uma assim e ela vive querendo dá uma de sabe tudo e nos ensinar a viver. O que devo fazer por essa colega? Devo mostrar quem ela é pra todos na escola? Ela diz que a bebida não faz mal nenhum que é pura hipocrizia de adultos.Que ajuda a relaxar e a estudar melhor.

Telma Lopes disse...

Dra define pra mim o que é a adolescência e o tempo que ela dura. Conheço gente mais velha que parece nunca ter saído desta fase. Existe um limite real pra adolescencia? Como curar um adultolescente?

Anna Ribeiro disse...

Ao ensinar aos filhos a valorização do dinheiro,os pais,por tabela,os levarão a perceber que utilizá-lo para custear um vício é pura leviandade.Com um ensinamento,poder-se-á atingir a dois benefícios.

Postar um comentário