logo

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Uma boa diversão - "A DAMA DOURADA"

 Por Patricia Carol Dwyer
 (Direção: Simon Curtis "Woman in Gold". EUA/Inglaterra, 2015. Censura 14 anos. )

Maria Altmann,(na fase madura interpretada por Helen Mirren) nasceu na Áustria e, acompanhada do marido, deixou a família em seu país, já dominado por Hitler, em 1938. Radicada em Los Angeles desde então, Maria é dona de uma butique feminina e possui um padrão econômico de classe média.

Sua vida sofre uma guinada quando, em 1998, ela decide reaver cinco telas do pintor Gustav Klimt. Entre essas, o famoso Retrato de Adele Bloch-Bauer,(conhecida como A Dama Dourada). Essas telas de altíssimo valor foram roubadas de sua família pelos nazistas.
Maria era sobrinha de Adele, e tinha recordações afetivas muito fortes da figura da tia. Símbolo da arte na Áustria, o quadro integrava o acervo da Galeria Nacional e o governo não tinha intenção de permitir que a obra saísse do país. Para conseguir enfrentar a árdua e complicada batalha, Maria procura um jovem advogado, Randy Schoenberg(Ryan Reynolds). Com a ajuda de um jovem repórter, já na Áustria, eles dois conseguem acessar as informações sobre o Testamento e começam a saga para receberem o veredito na corte que julga casos semelhantes, chamados de REPATRIAÇÃO.

O filme faz bom equilíbrio entre drama de tribunal e suspense e registra, com forte carga emocional, a agonia dos judeus na iminência da II Guerra.
 Fato interessante: A Dama Dourada-Retrato de Adele Bloch-Bauer, escrito pela jornalista americana Anne-Marie O'Connor, foi lançado pela Editora José Olympio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário