logo

domingo, 16 de agosto de 2015

Um filme para ver -"Jimmy's Hall"

Por Patricia Carol Dwyer

(Inglaterra/Irlanda/França, 2014.) Direção: Ken Loach, ganhador de 2 indicações de filmes,(1995 e 1990), ambos para a "Palma de Ouro" no Festival de Cannes.  Este será seu último trabalho de ficção, como anunciou no Festival de Cannes. Recomendação para maiores de 14 anos.

No enredo desse novo drama, inspirado em personagem real, James Gralton(Barry Ward) retorna à cidade natal, no interior da Irlanda, após viver dez anos nos Estados Unidos. Lá, encontra um grupo de jovens sedentos de novidades, carentes de diversão e cultura. Embora marcado por seu passado libertário, Jimmy, (seu apelido) decide reabrir um salão,(o  "hall" do título),  para abrigar aulas de dança, literatura e artes. O Padre daquela comunidade tão pequena, já bem idoso e muito rígido(1922-1932)da época, não vê a iniciativa com bons olhos e força os conservadores da comunidade a boicotarem o local. A persistência do protagonista em manter-se fiel à causa, traz à tona outra discussões, como a luta de classes e a liberdade de expressão.

Lembro aqui, que a Irlanda tinha vindo de uma guerra civil muito violenta, tentando se libertar do jugo Inglês. Era após o tempo de DE VALERA e MICHAEL COLLINS; este, (vide filme sobre a vida de M C, estrelado por LIAM NEESON, ator Irlandês também.), considerado herói pela parte da Irlanda que queria se desligar dos ingleses, acabou assassinado, deixando ainda muitos assuntos inacabados nessa luta pela independência do país.

Os costumes, e especialmente as danças e canções irlandesas são um espetáculo à parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário