logo

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 149)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – C. diz: Dra casei muito jovem, tenho 19 anos e gostaria de saber quais riscos existem para uma gravidez agora, nesta idade. Qual é a idade ideal para se engravidar?
RESP: Cara C.
 Você se casou em ótima idade e pode perfeitamente engravidar no momento que desejarem !
Minha sugestão é que o casal ( se ambos não fizeram exames pré - nupciais ) procure um bom Clínico para fazer exames rotineiros de saúde preparando-se ambos para estar em boas condições clínicas na expectativa alegre e saudável da vinda de seus filhinhos,e assim completarem uma família muito bem preparada e feliz, ok ?
Parabéns e fico às ordens, Mannoun
  
2 –A. diz: Meu filho de 11 anos vai para um acampamento só de meninos, não tivemos como não deixar. Mas estou muito preocupada. O que devo dizer a ele de cuidados para ter contra outros que venham a ser abusados com ele?

RESP:Caro(a) A.
 A família conhece as pessoas adultas responsáveis pelo acampamento? E  os meninos que vão com seu filho, são amigos que frequentam sua casa ou são estranhos? Seu filho é único? Que dizem os irmãos? E por que "não tiveram como não deixar?”.
São questões que devem ser ponderadas para bem avaliar os temores separando o excesso de cuidados do fundamento real para dizer não.
 Creio que certamente todos os pais devem ter respostas a estas perguntas - quem, com quem, quem são, etc., antes de concordar com uma saída dos filhos sem sua companhia.
A formação que até hoje seu filho deve ter recebido em família é suficiente para deixá-los tranquilos quanto ao ambiente, e costumeiramente, as recomendações feitas nestas ocasiões se referem ao comportamento geral - obediência aos superiores, respeito aos horários, limpeza, hábitos de higiene, cuidados com as roupas, arrumação e ordem nos pertences, não mexer no que não é seu, etc. etc.
Quanto aos abusos, o que em casa é recomendado no quotidiano deve ser suficiente, porque os pais conhecem bem a educação oferecida aos filhos e seu modo particular de ser. Uma vez que conheçam os adultos responsáveis pelo grupo e os meninos que vão, creio que sua preocupação será aquela natural  de ter seu  filho mais longe...
Pais, consultem seu coração e saibam dizer Não, se ficarem sombras de inquietude  - o passeio não será benéfico neste momento para ninguém! Outras oportunidades virão e então será alegria para todos!
Fico a seu dispor, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra minha filha tem vergonha de mim, não quer mais que eu vá até a porta da escola e nem trás amigas aqui em casa. Diz nenhuma mãe fica se metendo na vida das amigas. Ela tem 16 anos e eu me preocupo com o que faz e com quem anda. O que devo fazer? Ela é filha única e meu marido acha que agora não é mais hora de cuidar dela.

Maria Alice disse...

Descobrimos a pouco tempo que nosso filho de 18 anos tem leucemia. Moramos no sul do Brasil e aqui os recursos são poucos , para tratamentos. O médico nos disse que nos preparássemos para o pior. O que podemos fazer minimizar o sofrimento dele, tão jovem e já sofrendo tanto e sem esperanças?

Postar um comentário