logo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Para estimular a leitura

Pensando neste assunto, lembrei-me de um fato ocorrido por esses dias aqui em casa.

Meu filho mais velho resolveu incentivar a leitura da irmã mais nova, de 11 anos, dando-lhe um livro sobre “Ser piloto”. Bem, o efeito foi exatamente o oposto do esperado: afastou-a completamente da leitura deste livro.

Precisamos escolher bem o que dar de presente.Para estimular o hábito da leitura entre as crianças e os jovens, é preciso muita astúcia, e uma boa pesquisa nas livrarias, antes de comprar.Pensar na faixa etária, no interesse real do presenteado, daquilo que ele gosta no dia a dia.

Este meu filho não pensou nisso, achou que a irmã iria se interessar em ser piloto de avião, pelo simples fato de ler um livro, onde relatavam passo a passo a construção de um avião e os vários acidentes aéreos mais importantes, dentre outros assuntos ligados a aviação. Uma menina de 11 anos, dificilmente sonhará em ser piloto e muito menos esta que tem medo de voar. Para quem a conhece bem, sabe que gosta de ficção, de história e costuma ler muito, e com isso já é mais seletiva ainda quanto ao que vai ler.

Para quem já gosta de ler é muito importante ter sempre algo novo a sua espera, para que dê prosseguimento ao seu costume salutar. A leitura abre horizontes, ajuda muito a aumentar o vocabulário e facilita a interpretação geral na escola.

Em São Paulo, temos a livraria Cultura que é um passeio imperdível, podemos ficar horas ali, escolhendo, lendo, e selecionando o que comprar. Para quem não pode ir até lá sugiro a visita virtual no site da mesma. Ou até visitas virtuais nos sites da Saraiva, Siciliano, Amazon, FNAC, todas essas exibem uma grande variedade de livros de bons autores.

Eu gosto também de visitar os “sebos” – temos inclusive sebos on line. São lojas especializadas a vender livros usados, antigos, e muitos até fora de circulação, por não serem mais editados. Eles costumam ter verdadeiras joias, sabendo garimpar por entre suas inúmeras prateleiras de livros misturados. É possível, nesses lugares se encontrar exemplares de livros maravilhosos que por razões financeiras, deixaram de ser reeditados.

Vamos levar nossas crianças as livrarias, para que aprendam a escolher seus livros, mas sempre sob nossa orientação, conversando sobre os autores e sobre seu estilo de escrita.

Nota do Irmão mais velho em sua defesa: "O livro em questão é muito legal, além disso mandei este vídeo para a menina de 11 anos mencionada acima - http://vimeo.com/26654452 - Como depois disso ela pode não querer ser pilota? :)"

2 comentários:

Stella disse...

Aqui em casa a mais velha e a mais nova são chegadas à leitura. Os outros, é pouco ou nada de livro! Uma pena... a gente multiplica as próprias experiências ao ler bons livros. É como viver várias vidas em uma.

Liana Clara disse...

Oi Stella, aqui a maioria gosta de ler, nem que seja revista em quadrinhos!! ahahah

O mais velho fez questão de se justificar, ao vivo, no blog. Mas ainda não convenceu a irmã a ler o livro.

Postar um comentário