logo

sábado, 29 de janeiro de 2011

MANIAS DE MÃE - parte 1– INSÔNIAS

Já que desaprendi a dormir, pelo fato de anos a fio, ficar fazendo a “ronda noturna” para verificar o sono das crianças, e como passei muitos anos com várias crianças pequenas (sempre havia um nascendo, ou pequenos), acostumei-me a ter um sono leve e sempre a postos para qualquer movimento diferente na casa. Bastava que alguém abrisse uma porta de um banheiro que eu já acordava e ia ver quem era. Manias de mãe!

Depois havia também resquícios da minha infância que eu guardei, como os medos de escuro e o de ser a última a dormir. Isso não era nada bom e por essa razão, no meu intimo, determinei que deveria velar o sono dos filhos, até que o último dormisse.E sem falar na luz acesa na casa para que quem acordasse sempre tivesse um rumo certo. Mania minha com certeza, para disfarçar os próprio medo do escuro.

Como transferimos para os filhos nossos medos, nossas diferenças e passamos a achar que eles também os terão; pelo sim, pelo não, hoje mantenho a tal luz acesa no corredor e os maiores, que não gostam dela, fecham suas portas para manter a escuridão da noite, na hora de dormir.

Escrevi isso durante uma das minhas insônias, às três da madrugada. No momento todos dormem. Por que o sono não vem? Com certeza pela força do hábito de me achar como um deus, com poderes de super-herói, de manter o sono tranquilo dos filhos e marido.

2 comentários:

Patricia C. disse...

Liana querida!

Que felicidade para os filhos todos e o marido, saberem que a MÃE/ESPÔSA "funciona 24hs por dia" e que podem dormir tranquilos, com ou sem luz acesa! Mas, claro que é preciso também descansar umas horinhas, pelo menos tentando diminuir o rítmo DURANTE O DIA! Lembra daquela propaganda que fizerem uma época na TV, acho que era sobre o CONSUMO DE ÁGUA, e dizia sabiamente: SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR! Isso tb. poderia se aplicar ao caso das pessoas ULTRA-GENEROSAS que não pensam em sí pra cuidar dos outros. ÁGUA É AGUA, e ainda dá pra comprar em garrafinhas, mas MÃE É MÃE, e não há campanha melhor que essa pra contribuir na sua PRESERVAÇÃO! TIRA UM COCHILO DE DIA QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM E A VOCÊ TALVEZ DÊ PRA RELAXAR UM POUQUINHO, PRA COMPENSAR A INSÔNIA!

Tua "fã de carteirinhas"
Patricia C.

Liana Clara disse...

Oi Patrícia, qual é a mãe que não adquire manias com o passar dos anos cuidando de filhos?
É claro que sobram muitas horas pra se dormir. Principalmente quando vão para a escola e a casa fica vazia , naquele silêncio gostoso.
Bj

Postar um comentário