logo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 34)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – R. diz: Tenho dois adolescentes e eles brigam demais! Tem horas que eu penso que vão se matar, se não me meto no meio. Como posso melhorar este relacionamento entre os dois? Meu marido não faz nada e diz pra eu deixar eles se entenderem entre eles, mas a briga é muito feia e sempre por coisas pequenas.
RESP: Cara Sra.R. A senhora sai para trabalhar ou seu trabalho é em casa ? ue tipo de atividades tem os seus filhos ? O pai os leva a algum esporte praticado em conjunto ?
Muito bom para eles é karatê ou jiu-jitsu com um bom professor para que saibam bem utilizar sua energia construtivamente e não em agressões mútuas. Será que eles querem chamar atenção ?Quais as tarefas que executam em casa ? Ocupe-os e não interfira nas brigas( sei que é difícil !! ) mas tente agir como o pai por alguns dias e observe os resultados. Peça ao seu marido que a ajude nesta mudança de atitude e volte a falar comigo sobre os resultados, ok? Boa sorte, Mannoun


2 - A. diz: O que eu posso fazer para ajudar minha prima com um filho envolvido com drogas? Onde se procura reabilitação? E se o jovem não quer sair das drogas, como agir? O rapaz tem 17 anos e é de uma família classe média.
RESP:A. Boa noite, Não sei onde moram, mas há muitos Serviços, Clinicas de recuperação para tratamento de Dependentes Químicos.
Sugiro que primeiro os pais conversem claramente com o filho, demonstrando com carinho e firmeza, sua posição quanto à dependência química e que estão dispostos a ajudar o filho com um tratamento.
No Rio de Janeiro existe o NEPAD (Núcleo de atendimento à dependência química e álcool ) ,na Rua Fonseca Teles ( não tenho o número ) em São Cristóvão, pertencente à UERJ. E dirigido pela Dra.Teresa Fonseca, Psiquiatra e Professora da Universidade. Fazem também atendimento aos familiares e vocês podem recorrer para orientação da família e como agir.
Se o jovem não quiser ser tratado, consultem um médico amigo da família para que o convença, pois há absoluta necessidade de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, terapia ocupacional e afastamento do meio ambiente. Quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de recuperação!
Não concordem que ele se trate em casa, não funciona...
Se vocês têm Fé, não deixem de rezar- Deus é quem pode mudar os corações!
Fico às ordens, Mannoun

3 – A. S. diz Doutora Mannoun, O que a senhora pode nos dizer do Chá do Santo Daime. Minha filha tem 16 anos e é curiosa de saber disto.
RESP: Sr. A. S. O que posso dizer sobre o chá do santo daime ouvi em Conferências de Psiquiatras durante Congressos Médicos. Não é muita coisa, mas tenho informações de que no seu preparo são utilizadas ervas alucinógenas, colhidas na floresta amazônica,onde surgiu a seita que os adeptos consideram religião. Há dias determinados para as comemorações onde coletivamente se usa do chá que é considerado causador de dependência química.
Desculpe não poder dar maiores detalhes, mas se o desejar, converse com Médicos Psiquiatras de seu conhecimento. Atenciosamente, Mannoun

4 - A. Diz: O que fazer quando um filho adolescente de 15 anos, não quer saber de responsabilidades? Só pensa em jogos, rua, festa e de bebidas?
Tenho uma esposa e ela tem esse filho e uma filha de 13 anos, de outro casamento ambos estão me dando trabalho, eu tenho com ela uma filha de 3 anos, a adolescente dela de 13 anos segue no mesmo caminho do irmão,só pensa em namorados e é irresponsável também....
eu já pensei em deixar minha esposa,mais fico preocupado com minha filhinha de 3 anos,,,qual exemplo ela vai ter???
Já que esse tal de (E.C.A)...estatuto da criança e do adolescente,q para mim isso é uma afronta contra os pais, proíbe os pai de educar de forma mais severa os filhos assim eles se acham no direito de tudo...na minha época de adolescente se eu desrespeitasse meu pai,levava uma surra das boas....hoje cresci sou um homem e amo demais meu pai...só q ele já faleceu.... o que devo fazer???
Alguém ai pode dizer o que eu faço.. E digam eu sou obrigado a conviver com essa situação... e ai largo minha filha para ser educada sem o pai e tomar exemplos dos irmão???

RESP: Caro Sr, quando se uniu à mãe dos adolescentes, o senhor já os conhecia? O seu relacionamento com eles é bom? Eles conversam bem com o senhor e o atendem?
Penso que uma conversa serena e clara com sua esposa é o primeiro passo. Reflitam sobre as razões que os levaram a optar por sua união. Vale a pena esta conversa calma e sozinho com sua esposa, para se entenderem os dois, traçarem junto um caminho de limites para os filhos, sempre lembrando que sua posição é muito delicada, pois não são seus filhos biológicos...
Estão eles na fase da rebeldia e vale à pena refletir - Eles se dão bem com o pai? Em sua conversa com sua esposa, vejam com quem os filhos estariam melhores e se é prudente consultá-los sobre esta possibilidade de morarem com o pai, ao menos por algum tempo até que passe esta etapa e vocês (o senhor e sua esposa) possam se acalmar e pensar o que fazer. Sua cidade tem Conselho Tutelar? Eles podem dar uma boa ajuda aos pais em situação como a de vocês, com sugestões, idéias, apontar caminhos.
Sair de casa não é a melhor solução. Sua filhinha tem o direito à presença e carinho do pai, além da educação que o senhor pode transmitir para ela.
Seja paciente. Vale a pena tentar também conversar com o menino, sair e fazer um programa com ele para que se conheçam melhor e abrir o coração. Depois faça o mesmo com a menina. Já se foi o tempo das surras. O caminho hoje é outro e não sendo eles seus filhos, revoltar-se-ão mais ainda se o senhor se descontrolar. Pode até ser que tenham ciúmes da irmãzinha, que afinal tem o papai e a mamãe juntos cuidando dela....
Pode voltar a falar conosco, ok? Boa sorte,!

4 comentários:

Anônimo disse...

porque os adolescentes pensam em sair de casa precocemente ?
Obrigada, Adelaide

Anônimo disse...

Como fazer minha filha de 7 anos estudar, ela só quer ficar na tv e é uma briga todo dia pra estudar e fazer os deveres.

Anônimo disse...

Não sei mais o que faço com minha filha de 11 anos, ela so quer ficar na rua não quer estudar e mente de mais...o que faço me de uma orientação...obrigada

Liana Clara disse...

Anônimo Sua resposta estará no BLOG na próxima segunda dia 20 de dezembro.

Postar um comentário