logo

segunda-feira, 8 de março de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 32)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.
Adolescente que não pode ser contrariada
1 – C. A. diz: Dra tenho uma adolescente que não pode ser contrariada que quer se matar tem crises histéricas, o que pode ser isto?
RESP: Cara Sra. C.A. Vale a pena a senhora levar sua filha ( não tenho maiores detalhes...) a uma consulta psiquiátrica.Não é um comportamento natura l- parece que ela já se acostumou a ter e conseguir o que deseja usando deste " recurso " mas - até prova em contrário - todas as vezes que há ameaça de atentado contra a própria vida, devemos avaliar psiquiatricamente o Adolescente.
É bom tratá-la com muito carinho e serenidade, sem brigas e sem demonstrar que os familiares estão aflitos, mas com firmeza e segurança não atender o que deseja e alertá-la,comunicando que da próxima vez, marcarão uma consulta específica para que ela seja ajudada.
Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun
Vale a pena continuar casada?
2 – A. diz: Dra não sei se a pergunta cabe aqui, mas como sou ainda bem nova, tenho 25 anos vou fazer assim mesmo: vale a pena continuar casada por pena? Meu marido é burro, crianção e lentão. Agradeço sua resposta, pois não sei mesmo o que fazer. Estou casada tem 3 anos e ele não muda.E.
RESP: Cara A., Fernando Pessoa tem uma frase sugestiva- " tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
Claro que vale a pena continuar casada, refletindo bem se a senhora se casou com um sonho ou com uma pessoa real, de carne e osso, com qualidades e defeitos. Não continue casada por pena, como diz, mas busque o amor que a levou a unir-se ao seu marido.
Soaram-me muito duras suas palavras quando se refere a ele.
Quanto tempo transcorreu entre o namoro, noivado e o casamento? O que a levou a casar-se com ele? Seria muito bom fazer uma listagem daquilo que a senhora encontra nele como qualidades e o que considera defeitos e atitudes que a desgostam. Depois procure com calma e serenidade conversar, pedir a ele que diga o que lhe agrada e o que não lhe agrada na senhora e como gostaria que fosse. Faça o mesmo e com tranqüilidade, procurem ambos esforçar-se por melhorar. Não somos perfeitos e a convivência parece desgastar as melhores intenções quando não nos esforçamos por ver no outro sua maneira real de ser e não a figura que nossa imaginação idealizou...
A senhora tem outras ocupações fora de casa? Qual a profissão de seu marido e qual a sua?
Quem sabe se a senhora dedicaria um pouco de seu tempo livre visitando creches, locais de acolhida a idosos, algum trabalho voluntário antes de decidir-se por separar de seu marido?
Gostaria que voltasse a falar comigo e contasse mais coisas sobre vocês - é possível?
Aguardo seu retorno, Mannoun
Pais devem ficar de fora das festas dos filhos?
3 – U. V. diz:Dra porque os adolescentes não gostam que os pais participem das suas festas e das reuniões com os amigos? Existe uma diferença tão grande assim entre as gerações que provoque isso?
RESP: Sr.U.V. Não é a diferença entre gerações que motiva os adolescentes a não desejarem a presença dos pais em suas “festas". É mais um modismo, é o querer governar-se por conta própria, a autonomia que começa. Isto não quer dizer que os pais concordem e consintam.

Vocês podem perfeitamente organizar com eles e seus amigos umas festas em casa, circular à vontade embora eles estejam também " na sua " mas com supervisão. Eles gostam de se sentir protegidos e acolhidos, mas há todo um trabalho prévio de acolhida, conhecimento e convívio com os amigos deles e familiares. Que as famílias se conheçam, que haja amizades ,interesses comuns,valores comuns. Assim é mais fácil esse convívio social e não é algo impossível- existe! Veja o que fazem aqueles casais que participam dos “negócios de família " e peçam sugestões.
Boa sorte e até a próxima,Mannoun
Contar ou não que foi adotada?
4 - M. C. M. diz: Dra como contar a minha filha que ela é adotiva. Somos de Matosinhos, Portugal e cá ninguém sabe. Mas ela anda a desconfiar, desde uma aula de biologia. Ela esta muito rebelde.
RESP: Cara Sra.M.C.M. Todos nós temos necessidade de conhecer nossa origem e o fato de sua filha estar rebelde, pode ser algo natural na adolescência mas também pode estar no fato de ser adotada e não conhecer o fato.
Vocês tem outros filhos ou só ela ? Com muito carinho, procure um momento bem agradável na família e diga que vocês queriam muito uma filhinha do jeitinho dela e que ela veio preencher o espaço no seu coração. Que a cada dia vocês agradecem a Deus por ela existir e só não contaram antes porque julgavam não ser necessário mas que alguém sugeriu que ela deveria conhecer que seus pais daqui são do coração.
Não sei se conhecem os pais biológicos e quais as razões da adoção mas ela vai perguntar com certeza e deve saber que os pais estão vivos, caso estejam ou se são mortos e como foi que ela veio para vocês.
Claro que se foi abandonada, não deverão dizer deste modo, apenas que os pais não podiam por alguma razão ficar com ela e com muita dor a entregaram a vocês.
Se quiser ver os pais e vocês tiverem condições, levem-na a Portugal e os apresentem , depois de combinar previamente com eles, para evitar surpresas desagradáveis de ambos os lados.
Não tenham medo de que ela não os queira depois disto. Pode ficar um tempinho amuada ou mais agressiva, mas isto passa e vocês terão mais alegrias juntos . Naõ deixem de pedir muita ajuda a Deus antes da conversa, durante e depois...
Fico às suas ordens, Mannoun

2 comentários:

Conceição Maria disse...

Dra é normal ter que ajudar um filho de 16 anos a estudar? Sentar com ele para que ele faça seus deveres escolares?

Rafaela Souza disse...

Dra, eu trabalho fora desde sempre e agora que meus filhos estão adolescentes, começo a me questionar que preciso deixar o tabalho para cuidar deles. A Senhora acha que é tarde para educa-los? Ou ainda há tempo para não deixar que se percam pelo mundo. Estou muito preocupada com as amizades dos 2, mas eles ficam fechados comigo quando pergunto algo. Um tem 15 e o outro tem 13 anos.

Postar um comentário