logo

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Pilates para Iniciantes… como eu!

 Quem acompanha o blog de repente já sabe que eu estou levando a sério minhas resoluções de ano-novo, como pode ser visto nestes posts:

Dentro da minha nova proposta de vida #maissaúdeem2015 , procurei o médico para verificar a quantas anda minha saúde e discutir que exercícios deveria fazer. Até então, tudo bem com o coração e o sangue, mas os joelhos… o sobrepeso levou ao desgaste das cartilagens, a uma artrose… eu sempre brinco com o marido que a trilha sonora da minha vida é a música do Rappa: “Se os meus joelhos não doessem mais…” (Pescador de Ilusões)

Fico triste porque isso limita o tipo de exercícios que posso fazer. Só posso fazer os exercícios de baixo impacto. O clínico, então, sugeriu o Pilates. Eu confesso que achava que era uma coisa assim meio alternativa, meio yoga, meio hippie, e achei que não era a minha praia. Mas lembrei que minha mãe havia mencionado ter feito Pilates, no ano passado, e que estava chateada de ter que parar (nem lembro o porquê). Como minha mãe também não é lá muito alternativa, resolvi pesquisar mais e dar uma chance ao Pilates.

Lembrei da linda da Thai Costa, minha amiga virtual – precisamos corrigir isso, hein – que é fisioterapeuta e podia me dar uma luz. Ela super recomendou o Pilates, e até indicou o Studio Fisioarte Pilates.

Bom, fui lá, fiz aula experimental e a-do-rei! Já me matriculei e estou fazendo aulas três vezes na semana! Numa dessas aulas eu perguntei à Priscila, minha professora, sobre a origem do método Pilates, e ela me contou a história do Joseph Pilates, achei um barato! Eu adoro história de superação, pessoas que em vez de ficarem reclamando da vida, começam a mudar a vida!

O Joseph Pilates era alemão, e um menino de saúde frágil, pois tinha asma, raquitismo e febre reumática. O bichinho sofria bullying na mão dos valentões! Encarnavam nele, o chamavam de “Pôncio Pilatos, assassino de Cristo”, sem contar as maldades que faziam com o bichinho! Ele ganhou um livro de anatomia de um médico amigo da família e estudou a fundo! Mais tarde, praticou yoga, meditação, artes marciais (para auto-defesa, certamente), e unindo o que aprendeu com essas práticas e o seu conhecimento de anatomia, desenvolveu o seu método, que logo caiu nas graças de dançarinos de ballet e atores, pela consciência corporal que desperta.

Viveu até os 83 anos, e viveria até mais, se não tivesse falecido após inalar muita fumaça, tentando salvar seu studio de um incêndio. Olha aí uma foto que mostra Pilates aos 57 anos e aos 82 anos:

joseph-pilates-aos-57-e-aos-82

A primeira coisa que a gente aprende quando começa a “pilatear” é que não basta simplesmente repetir os movimentos. Tem que coordenar a respiração, o movimento, concentrar-se em fazer o movimento prescrito da forma correta, ou seja, respiração, corpo, mente, tudo conectado - para que o resultado seja o esperado.

Os aparelhos usam molas, e não pesos. Não há muitas séries nem muitas repetições. Não há pressa, o movimento é executado com ritmo e concentração. O Pilates pode ser praticado por pessoas com limitações físicas como a minha, por gestantes, idosos, por quem tem problemas de coluna, como hérnia de disco… todo mundo pode se beneficiar – até porque o trabalho é individualizado, adaptado às necessidades e lmitações de cada um.

Uma coisa que eu li foi que é muito importante manter um horário fixo para a prática dos exercícios, para não influenciar na resposta da temperatura corporal ou no gasto energético, além de que a pontualidade é uma forma de evitar tensões, ansiedade ou estresse externo – por exemplo, em época de alterações pessoais e/ou profissionais.

Eu estou fazendo Pilates às segundas, quartas e sextas, sempre pela manhã. Estou gostando bastante! Aos poucos, minha mobilidade e agilidade vão melhorando perceptivelmente. Meus colegas de pilates em geral são mais velhos que eu – e muitos também têm um histórico, seja de problemas de coluna, artrite, artrose… e todos me relatam melhora significativa depois que iniciaram o pilates! Dizem que conseguem realizar movimentos e tarefas que não conseguiam antes, que não sentem mais dores, que perderam peso… eu vou chegar lá também!  Olha eu aí:

pilateseu

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o Pilates, procura um studio perto de você e vamos pilatear! Não tem contraindicação! Depois me diz o que achou, aí nos comentários!

5 comentários:

Pat disse...

Parabéns pelo seu esforço, pois conheço muito bem esse problema de não fazer exercícios fortes sem piorar as dores em geral. O Pilates é mesmo o IDEAL pro nosso tipo de dores, especialmente pelo excesso de peso que agrava mais ainda a ARTROSE e Cia. Iltda! O Studio Arte da Fisio em Copacabana é onde vou(só 2x na semana por indicação da minha médica Fisiatra). Os donos, casal de fisioterapeutas que acabam virando AMIGOS dos alunos é eficientíssimo e sempre se atualizando em congressos e cursos especiais para a profissão. Vale a pena DEMAIS começar no PILATES BEM ORIENTADO!
Abraço,
Pat

Patricia disse...

Adendo ao post anterior(Pat). Não sei se você sabia, que o Joseph Pilates, enquanto prisioneiro num Campo de Concentração durante a 2ª Guerra Mundial, começou a se exercitar levando os outros prisioneiros junto, praticando os exercícios usando apenas galhos de árvores, troncos, pedras, etc, encontrados no terreno pra fazer de INSTRUMENTOS de alguns dos exercício que conhecemos hoje como "Pilates"! Ele queria que todos lá no Campo de Concentração se mantivessem em forma para poderem sair andando na hora da LIBERTAÇÃO PELOS ALIADOS! Isso é que é GENEROSIDADE, ESPERANÇA E FÉ!!!

Maite Tosta disse...

Nossa, Pat!! Eu não sabia que ele havia estado em Campo de Concentração! Caramba!! Que história incrível!! Obrigada!!

Nanne costa disse...

Estpu super feliz por ti. Vamos retratar isso sim. . Você agora é um exemplo. Curta a cada minuto o pilates a cada dia se torna uma amor incondicional. Dedique se garanto que Joseph morreu feliz, com a certeza de ter desenvolvido o melhor método de bem estar e saúde.

Maite Tosta disse...

Obrigada Thai!!!! Já estou apaixonada!!! Bjs!!!

Postar um comentário