logo

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O amor e uma cabana

Em ocasiões de crises econômicas, quando as finanças vão lá embaixo, costumam começar as brigas familiares.  O povo costuma brincar com o ditado: “o amor e uma cabana bastam”, “mas quando o dinheiro acaba, o amor sai pela janela”.

Passar dificuldades financeiras juntos não e o maior problema, o atrito começa quando já existem os filhos envolvidos na penúria do lar.  Uma mãe sofre muito mais, no momento em que não pode dar o necessário aos filhos, ou quando, para dar o necessário parece estar em uma corda bamba.

Um filho que precise de um tratamento dentário, que o plano de saúde não cobre, tira qualquer mãe do serio e faz com que surjam novos atritos entre o casal. Um pai que não ganhe o suficiente para prover as despesas da família, mesmo que a mulher também trabalhe fora, ficará se sentindo diminuído e com os nervos a flor da pele, toda vez que tiver que colocar no lápis e no papel as despesas, os salários e as novas necessidades.

Faz-se necessário buscar novas saídas para a economia doméstica: sentar a dois, desarmados, para tentar resolver mudanças radicais nos gastos, para se adaptar as novas finanças, sem um culpar o outro. Aí estará o equilíbrio e o caminho para soluções, sem desgastar o relacionamento.

As dificuldades, sem uma perspectiva de melhora, o dinheiro cada vez mais curto, dá uma sensação de angústia e passa a ser o centro da vida deste casal, tornando o relacionamento um desgaste só.

Pondo-se todos os meios para se solucionar a crise, não existindo condições para mudar o quadro financeiro no momento, (porque o próprio país esta em crise geral), só existem duas coisas a se fazer: rezar e buscar aumentar os cuidados de um com o outro. O casal precisa se unir mais, para conseguir superar as perdas financeiras, sem desgastar também a família, redobrando os cuidados e o carinho entre ambos para evitar as brigas e discussões, pela falta do dinheiro.

Caras feias, palavras ríspidas, alfinetadas constantes, além de não aumentar os ganhos, desgastam o relacionamento familiar e deixam os filhos atordoados, com medo de separação entre os pais. Todos em casa precisam saber dessas dificuldades e colaborar para diminuir os gastos.

As contas de luz, gás, telefone, água, alimentação, podem ser um assunto para se discutir em família, e colocar cada um responsável por mudanças de hábitos para que possam diminuir esses gastos.

O amor e uma cabana não dura muito, portanto todo empenho para se resolver os problemas financeiros são bem vindos, nas ocasiões de crises de falta de dinheiro.

2 comentários:

Pat disse...

No momento atual dos preços aumentando cada vez mais, é realmente muito oportuna esta leitura de apoio para casais com as dificuldades econômicas citadas nesta reflexão.

Liana Clara disse...

Pat com certeza todo empenho é pouco para economizarmos nesta época de crise geral na nação.E, sem tirar a nossa paz.

Postar um comentário