logo

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A cidade de São Paulo com um novo olhar

Pude ver São Paulo, a cidade brasileira mais populosa, com outros olhos. Conheci, desta vez que estive nela, lugares nunca antes visitados. E gostei muito.

Conheci o famoso Bixiga, bairro típico italiano, com seus restaurantes bem no estilo, tudo bem frequentado e com comidas deliciosas.  Restaurante é coisa que não falta na cidade. Tem para todos os gostos.

O mercado municipal, o bem falado Mercadão tem de tudo. O prédio é tomamento histórico, tem vitrais lindos, e tem as mais variadas especiarias. Lá encontramos desde bebidas sofisticadas até a famosa cachaça brasileira. Peixes fresquinhos, carnes exóticas, frios, pães, grãos diversos, o mais afamado sanduíche de mortadela de todo o território nacional. E as frutas são fantásticas, suas lojas enfeitam e perfumam o mercado.  Os restaurantes oferecem comidas deliciosas, típicas de várias regiões do Brasil, e uma bela vista panorâmica de todo o mercado.

Conheci também o bairro da liberdade, pitoresco, histórico por sua descendência japonesa,
imperdível. Parece que estamos entrando de fato no Japão. Até os Bancos e Hospitais tem escrito seus nomes com caracteres japoneses. Os sinais de transito, também tem desenhos japoneses. Ali se respira a tradição deste povo simpático que veio habitar o local desde o início do século XX. Estima-se que haja cerca mais de um milhão de nipo-brasileiros, cuja imensa maioria reside no estado de São Paulo.

Vi a cidade com outros olhos, conheci pessoas novas, amigas que conhecia só de internet, que se tornaram reais, com um encontro na residência de uma. Conheci famílias que transpiram felicidade de um verdadeiro lar, onde os filhos são sempre bem-vindo, e, como o nosso querido papa disse em sua visita ao Brasil, neste ano: põem mais água no feijão!

E fechamos com chave de ouro, este passeio a São Paulo conhecendo uma padaria espetacular, na qual fiquei encantada com suas variedades, e seu restaurante de sopas, lotado. Ainda bem que tem sopa para viagem, pois pudemos saboreá-la, já descansando em nossos aposentos.  É um verdadeiro point de pães, doces, diets, sopas, e mil outras iguarias. Com qualidade, boa apresentação e simpatia da parte de seus atendentes.

Vi São Paulo além de seus majestosos edifícios de concreto que formam sua paisagem habitual , e gostei muito. Um povo que transpira a cultura e a tradição  de sua colonização.

A minha sugestão final, para aqueles que aqui vem pela primeira vez, ou pela milésima vez, usem sempre o GPS, ou um aplicativo de mapas, assim sendo tornará sua estadia bem mais agradável e com o acesso aos lugares, sem erros.

2 comentários:

Pat disse...

Que linda e interessante essa observação positiva sobre Sampa. A gente só escuta falarem sobre a fumaça no ar, assaltos, trânsito péssimo(pior que o do RJ, se é que é possível...) e agora, sabendo onde se pode ir e TER PRAZER EM ESTAR LÁ, dá até vontade de voltar!

Liana Clara disse...

Pat realmente nunca pensamos em São Paulo como turismo de lazer, mas, com certeza tem muitas coisas interessantes para se ver e fazer, fora dos shoppings.

Postar um comentário