logo

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EmContando – 61 - O Burro, o Avô e o Neto

Vale a pena  reler essa velha  historinha e pensar na lição que nos ensina. 

Anos atrás, bem antes das nossas  cidades estarem cheias de carros e caminhões, um homem já idoso decidiu fazer uma viagem com o seu neto de quatro anos de idade. Ele tinha em mente levar alguns dias nessa viagem, e por isso decidiu levar um burro e alguns mantimentos.

O homem decidiu caminhar ao lado do seu neto,  e levaria o burro amarrado numa corda que segurava na sua mão para que o animal não ficasse muito cansado de levar os mantimentos e mais duas pessoas em cima.

Depois de caminhar uns trinta minutos eles passaram por uma aldeia. Algumas pessoas que estavam sentadas na entrada da aldeia começaram a zombar do homem dizendo: “Olha como esse homem é estúpido. Ele tem um burro para carregá-lo e fica cansado de caminhar sem necessidade.” Ouvindo essas palavras o homem decidiu montar no burro enquanto o seu neto ia caminhando a seu lado.

Uma hora depois eles passaram por outra aldeia. Algumas pessoas que moravam ali perto começaram também a criticar o pobre homem dizendo: “Olha como esse homem é egoísta. Ele vai montado no burro e faz a criança andar a pé o caminho inteiro.” Ao ouvir essas palavras o homem saiu do burro, montou o seu neto no animal, e desta vez o avô andava a pé.

Passado algum tempo entraram noutra aldeia e adivinhe o que aconteceu? É isso mesmo; algumas daquelas pessoas conseguiram encontrar algo para criticar outra vez. Desta feita, criticavam a criança porque ela tinha pernas jovens e cheias de vida e fazia o seu avô andar a pé.

Por último, resolveram montar os dois no animal (avô e neto). Isso também não deu certo. Ao que diziam: “ ... dois marmanjões montados num pobre animal já cansado...”

(Se você passar a sua vida mudando o que faz, para tentar agradar aos outros, você nunca conseguirá chegar a lugar algum. Sempre haverá alguém insatisfeito com você e com o que você faz.)

Agnes G. Milley

Nenhum comentário:

Postar um comentário