logo

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Viajar também é um aprendizado

     
As lembranças chegam de repente, e, sem menos esperar, vem à cabeça fatos vividos com as crianças que podem ser úteis a outras famílias também com filhos pequenos.

 Viajar com crianças, a princípio, é muito cansativo, sendo necessário um planejamento mais detalhado e uma bagagem maior, mas compensa, tanto para o convívio familiar ficar mais estreito como para o aprendizado da garotada.

    As viagens de carro podem ser divertidas e instrutivas, se mantivermos um ritmo de no máximo uns 500 km por dia, com paradas para as refeições e idas ao banheiro, para que todos possam aproveitar o máximo de tudo: da paisagem, das diferenças de ambiente, das conversas e brincadeiras entre todos.

    Lembro-me de uma viagem com as crianças ao sul do Brasil, quando o menor, na época, tinha três anos e saiu de casa ainda falando errado e trocando letras. Na volta já estava falando certinho, uma verdadeira gracinha.

    Uma boa diversão para o período de viagem de carro é fazer brincadeiras como contar carros: cada um escolhe uma cor e vai observando na estrada quem passa. Ganha quem conta mais carros da sua cor. Outra brincadeira que entretém bem a garotada é ADEDANHA: escolhe-se uma letra e ganha quem conseguir mais palavras com um tema previamente escolhido, que pode ser animais, partes do corpo humano, filmes, tudo de acordo com as idades dos filhos.

    Há uma diversão que não sei o nome, mas é um bom passatempo: um puxa a brincadeira com a frase: Fui à praia de.... , e cada um vai acrescentando palavras, repetindo toda a frase. Erra quem não se lembra dos acréscimos que cada um vai colocando. Por exemplo, um diz: Fui a praia de chapéu; o seguinte tem que dizer: Fui à praia de chapéu e  óculos escuros; já o próximo dirá: Fui à praia de chapéu, óculos escuros e chinelo verde; e por aí segue a brincadeira, até o último que lembrar de tudo, este ganhará.

    O tempo passa mais rápido, todos se divertem e aprendem muitas coisas. Até na diversão existe aprendizado de virtudes, como a ordem; a paciência (esperando sua vez); o bom humor (aprendendo a perder); e muitas outras coisas boas que conseguimos adquirir nesse convívio familiar, em um espaço pequeno como o carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário