logo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 150)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. diz: Dra minha filha tem vergonha de mim, não quer mais que eu vá até a porta da escola e nem trás amigas aqui em casa. Diz nenhuma mãe fica se metendo na vida das amigas. Ela tem 16 anos e eu me preocupo com o que faz e com quem anda. O que devo fazer? Ela é filha única e meu marido acha que agora não é mais hora de cuidar dela.

RESP: Cara Sra A.

Não sei onde moram, mas realmente não há necessidade de acompanhar sua filha até a porta de Escola. Toda hora é hora de cuidar dos filhos, mas proporcionalmente à idade e responsabilidade.
Não é vergonha da senhora que ela sente, mas envergonha-se diante de terceiros, aos 16 anos, em parecer  necessitar companhia da mãe para ir à Escola. Creio que no momento em que a senhora se ocupar de outras atividades, como as próprias tarefas  de casa, uma ginástica, um trabalho voluntário e não ficar tão pendente dela voltará a trazer suas amigas. Não se mostre triste ou aborrecida com a atitude dela, porque  os filhos Adolescentes confundem o zelo e carinho dos pais com excesso de proteção e desconfiança por parte deles. Procure entendê-la, trate-a com o mesmo carinho e com um pouco menos de atenção, dando tempo para que ela possa refletir, amadurecer e aprender a valorizar os cuidados que recebe. Converse o necessário, não questione muito, seja amiga das mães das outras colegas e amigas dela, saiam para um lanche de Mães, troquem ideias, não limite seu universo à essa filha única.
Esteja sempre alegre, sorria, não se lamente, cante! Filhos sentem falta de pais que demonstrem viver bem e estar “de bem com a vida"...
Convide seu marido a um passeio, um jantar fora, uma viagem talvez, não sei o estilo de vida de vocês  como família, mas " desligue-se"  um pouco dela. No início parece muito difícil, mas os resultados compensam!
Fico a seu dispor, Mannoun

2 – M. A.diz: Descobrimos a pouco tempo que nosso filho de 18 anos tem leucemia. Moramos no sul do Brasil e aqui os recursos são poucos, para tratamentos. O médico nos disse que nos preparássemos para o pior. O que podemos fazer minimizar o sofrimento dele, tão jovem e já sofrendo tanto e sem esperanças?

RESP: Cara Sra M.A.

Não sei qual a cidade onde moram nem onde fica, mas não fiquem passivos ante a falta de recursos de sua cidade. Curitiba é um grande Centro de tratamento de doenças do sangue - vocês não poderiam marcar uma consulta e ir  até lá?  Santa Maria tem também uma Universidade e bons Hospitais. Comuniquem-se. Seu médico mesmo pode encaminhá-los através do SUS. Ouçam outras opiniões, lutem, o filho sentirá que estão a fazer alguma coisa e, sobretudo, não tenham  " pena "  dele!  Vida em casa e fora de casa o mais possível normal, não sussurrem nem falem pelos cantos, sigam as orientações médicas mas busquem outros recursos fora de sua cidade, por favor ! A medicina a cada dia oferece mais possibilidades, não se encolham!
Conhecer a verdade é diferente de não apontar para a esperança!  Ninguém tem o direito de sufocar esta chama no coração de quem quer que seja!
Se vocês são uma família que tem FÉ, recorram sem cessar a Deus e ao mesmo tempo, AJAM !  Que seu filho esteja em companhia de amigos, tenha vida de um jovem de 18 anos - vida limpa, saudável, com boas companhias, alegria, esperança e saiam em campo , procurem outros médicos, ouçam mais opiniões.
Fico às ordens para o que puder ajudar, ok ?
Boa sorte e lutem!
Atenciosamente, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

O que fazer com uma filha adolescente rebelde porque estou grávida de um segundo filho, de outra união? Ela tem 14 anos e sempre foi a única neta, a única filha e agora terá que dividir.

Postar um comentário