logo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Manobra de Heimlich

Por Maria Teresa Serman
Eu sou a rainha do engasgo! Engasgo com ar, com água, com tudo! E, sendo asmática, a apreensão de ar, na hora e logo após a obstrução, é lenta e difícil sempre. E, nesta última terça-feira, foi traumática.

Estava almoçando e conversando com uma amiga em um restaurante a que estou habituada, calmo e com pouca gente no momento do episódio. Estávamos comendo uma salada caprese, e eu, comendo e falando sofregamente, me engasguei com o queijo de búfala, que ficou esfarelado no meio do caminho - não ouso dizer se foi no esôfago, pois não sou especialista . Tossi bastante, e acho que os brônquios, meus velhos inimigos, se contraíram e eu não conseguia puxar o ar. Levantei-me, fiquei no meio da sala, guinchando e em agonia, pois percebi que o ar não entrava por mais que eu me esforçasse. Então, uma mulher na mesa próxima, estrangeira, pronunciou algumas palavras em inglês para um dos homens que estavam na mesma mesa, e ele se aproximou de mim, dizendo que era médico. A moça o instruiu e ele me fez a manobra duas vezes. Foi o suficiente para que o ar entrasse como por milagre, e eu lhe disse que podia parar. Não expeli nada, o que é comum nesses casos, pois, como disse, o queijo esfarelou. Mas o efeito foi fantástico! 

Agradeci a ela e a ele, e me sentei de novo, bebi bastante água e não comi mais. Imagine se ainda havia fome ou interesse?!

Por isso, resolvi escrever sobre este procedimento que salva vidas, como a minha, para que todos nós conheçamos e ponhamos em prática na hora que, Deus nos livre, alguém precisar.

A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima. Resumidamente, uma pessoa fazendo a manobra usa as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia. – Procedimento:

A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardiorrespiratória. - da Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Patricia disse...

Tetê: solidaziro-me como colega de engasgo!
É realmente assustadora essa situação de ter qualquer ventinho, águazinha, coceirinha, farofinha nos sufocando inesperadamente...fico longe de empadinhas, pipocas(aquela pelezinha que gruda na garganta!).

Sempre me imagino nessa situação de sufôco, literalmente, e na de estar presente pra tentar aliviar a respiração de quem tenha o mesmo problema. E viva o Dr. Heimlich!

Liana Clara disse...

Patricia é de fato assustador ver alguém engasgado. E o pior é não saber o que fazer numa situação dessas.
Eu não sei fazer essa manobra, mas vou tentar aprender.

Postar um comentário