logo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais um filho casando - 2ª parte: a noiva

Por Maria Teresa Serman

Nesta azáfama da preparação do casamento - iminente, pois descobri que quatro meses não são "absolutamente nada"! - muito se concentra em torno da noiva, a estrela da festa. Perdoem-me os noivos, mas é verdade. Claro que um casamento pressupõe dois que se tornam uma só carne e um só coração, mas pesa muitíssimo mais para o lado feminino, nos vários quesitos, do que para o outro.

E dessa turbulência toda emerge o vestido de noiva como um mito, a oportunidade de ser, não mais a princesa, mas a rainha do momento. Tudo contribui para essa visão feérica da noiva: tecidos, brilhos, luzes, flores, sonhos. Sou grata à minha futura norinha, portanto, por me permitir participar intimamente desses instantes inesquecíveis de sua vida, e da nossa.

É uma decisão difícil e cara, há muita variedade, é preciso personalidade para resistir às pressões implícitas da família e explícitas e insistentes das vendedoras, as moças que apresentam os modelos e ajudam a noiva a experimentar. Devo dizer, repetindo a declaração de uma organizadora de casamento e cerimonialista, que a maioria dos vestidos prima pela monotonia - quase todos têm decote tomara que caia. Alguns sabiamente já estão fugindo disso, ou acrescentando casaquetas e boleros para a hora da cerimônia religiosa, o que é uma delicadeza para com o padre celebrante e uma demonstração de respeito pelo lugar.

Seria mais elegante se as noivas não tentassem exibir muita pele, transformando o vestido do matrimônio em modelito de festa comum, que em muitos casos patina no grotesco ou decididamente mergulha na vulgaridade. Se folhearem revistas de noivas, de bom nível, acreditem, poderão entender o que digo.

Não é preciso que o traje tenha mangas compridas ou decote no pescoço, mas um meio termo seria recomendável. A moça deve ser ela mesma nesse momento sumamente importante, não tentar macaquear qualquer atriz ou cantora que tenha feito do seu casamento um palanque promocional. Há que preservar a essência do compromisso, o cunho familiar por excelência que consagra uma promessa.

Felizmente minha futura nora é uma moça discreta e de bom gosto. Vem demonstrando tais qualidades durante os preparativos, e sua escolha do vestido agradou a quem estava com ela. Que ela e todas as noivas estejam deslumbrantes, emocionando a todos com sua elegância, felicidade e duradouro brilho que só o verdadeiro amor pode oferecer.

9 comentários:

Anônimo disse...

"Felizmente minha futura nora é uma moça discreta e de bom gosto. Vem demonstrando tais qualidades durante os preparativos, e sua escolha do vestido agradou a quem estava com ela." - Pobre noiva, a sogra não é fácil

Flavia Nasser disse...

Gostaria de saber qual a fonte das fotos, se de alguma revista em especial, pois achei os dois vestidos lindos, o que é raro ver hoje em dia! Bela reportagem.

Liana Clara disse...

Flávia copiei as fotos da internet.
Do site: http://www.fotosdevestidosdenoivas.com.br/vestidos-de-noiva-manga-comprida.htm

Maria Teresa disse...

A sogra - que todos sabem quem é, não se esconde - é somente uma
pessoa como outras, com defeitos e qualidades, e não foi a única
presente a gostar do modelo escolhido. Já a noiva é dona de uma
personalidade única, muito querida, como a outra nora, que é "veterana".

Quanto ao seu comentário, Flávia, é verdade. Os modelos escolhidos
para ilustrar são lindos!

Liana Clara disse...

A sogra , conhecida de todos nós, é muito boa e tem ótimas ideias de bom gosto. Com certeza a nora a convidou justamente porque queria uma opinião com bom senso.

Ficarei muito feliz se minhas filhas me convidarem pra escolha de seus vestidos.

Paula Serman disse...

Mãe, vou adorar ter você ao meu lado na escolha do meu vestido! Confio no seu bom gosto e elegância, os quais me ensinou com seu exemplo ao longo de toda a minha vida! Que esse dia chegue logo... Hahaha!

Flavia Nasser disse...

Maria Teresa, acho que de todos os seus filhos, a Paula vai ser uma noiva e tanto! Em todos os sentidos, das alegrias e estresses também. E estará belíssima, sem dúvida alguma. Adorei a classe na abordagem das roupas de noiva. Acho que, hoje em dia, os vestidos estão mais feios e deselegantes. Não queremos cometer esse erro. Obrigada pelas suas dicas refinadas.

N. Mazotte disse...

Tetê, aprecio demais poder contar contigo neste momento, não só pelo seu bom gosto e bom senso (que todos já conhecem), mas pelo carinho que sinto por você. O melhor presente deste casamento é a família maravilhosa, unida, divertida e amorosa que ganharei (oficialmente) depois dele. Bjs, Nati.

Mª Teresa disse...

Oi, meninas, vou por partes: Flávia, vc tem razão, a Paula vai ser uma noiva e tanto, cheia de personalidade e beleza, com estresse tb, como todas as noivas, e vc também, com muita classe e beleza: Nat, obrigada, vc é muito bondosa comigo, e já ganhou a família há muito tempo; Liana, tenho certeza de que suas filhas recorrerão tanto a vc que ficará tentada a ir pra Dubai na época do casamento, hahaha.

Postar um comentário