logo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O valor de um amigo.

Quando sabemos que temos um amigo de verdade? Ou se somos amigos do outro verdadeiramente? Quando nossa amizade é comprovada com ações em concreto. Isso é o que ensinamos aos nossos filhos.

Um amigo sincero não mede esforços para ajudar, estar presente nas horas boas e nas difíceis. Ajuda o outro a crescer, mesmo que ele próprio não cresça. É doação, sem cobranças.

Difícil ser amigo, e difícil ter amigo.

Uma pessoa que se diz amiga da outra, mas não é capaz de fazer um pequeno sacrifício pela outra, não é amigo no sentido real da palavra, é apenas um conhecido chegado. Alguém que aproveita boas ocasiões pra se divertir ou usar o outro, a seu prazer.

Nós adultos, já mais calejados pela vida, conseguimos distinguir mais rápido cada tipo de pessoa que fica perto de nós durante a nossa vida. Aqueles amigos fiéis, aqueles que tem grandes dificuldades , que precisam muito mais de nós e aqueles que são apenas aproveitadores da nossa amizade.

Quando somos muito crédulos, sofremos dobrado a desilusão com o aproveitador. No momento em que surge a tal dificuldade do nosso lado e este tal não corresponde ao esperado. Mas isso não nos impede de continuarmos mostrando a nossa amizade firme, apesar das controvérsias.

Aos nossos filhos devemos ensinar a serem amigos dos outros, sem esperar algo em troca, porque muitas vezes sofrerão a decepção de ver no outro apenas uma falsa amizade, mas que isso não os desanime. A sinceridade do seu sentimento e de suas ações, poderão um dia, quem sabe, transformar o outro.

2 comentários:

Patricia disse...

Muito reconfortante ouvir esses depoimentos que ajudam a estimular a verdadeira amizade! Aquela que a gente oferece, embora muitas vezes não seja correspondida, torna-se um estímulo para que valorizemos cada vez mais aqueles que estão presentes nos nossos momentos difíceis e sabemos que podemos nos apoiar nelas.

E VIVA A AMIZADE PARA ATRAIR MAIS PESSOAS PARA CONHECEREM A MARAVILHA QUE É A AMIZADE COM CRISTO!!!!

Liana Clara disse...

Pois então Patricia, só conseguirão ver a face de Cristo em nós se praticarmos a verdadeira amizade com o próximo.

Postar um comentário