logo

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dicas para o novo ano e férias

Por Maria Teresa Serman
É sempre tempo de novidades, de aprender coisas novas, ou revisitar antigas ideias. Então vamos lá, "conversar" um pouco, trocar figurinhas, como se diz:

1- Quem já comprou o tom errado de base ou pó sabe que a prática de testar no dorso da mão é furada - as mãos ficam geralmente mais bronzeadas do que o rosto, pois esquecemos de passar filtro solar nessas nossa fieis amigas, é bom lembrar delas, envelhecem muito! Quando for comprar maquiagem vá sem ela no rosto, para testar na testa ou na bochecha. Isso vale também para o corretivo.

2- Férias e viagens de carro. Não raramente acabam em clima familiar tenso, o que pode ser evitado com alguns recursos, como uma música agradável e alegre, que filhos e pais possam cantar e apreciem; paradas estratégicas para esticar as pernas e ir ao banheiro; brinquedos com que os pequenos possam se distrair no carro; lanchinhos gostosos e nutritivos, bem embalados e que sujem o menos possível, para distrair a criançada e os jovens; joguinhos de viagem, como apostar na cor dos carros que passam, cada um ficando com uma; conversas sobre projetos e passeios para quando chegarem. Se tudo isso não propiciar paz e alegria, então... vão de ônibus!

3- Crianças em casa não param de comer. Para estimulá-las ao consumo de frutas, exponha-as em uma fruteira ao alcance dos pequenos, já lavadas e viçosas, pois os olhos comem antes da boca.

4- Embora chuva não esteja deixando, a praia está à espreita. Nos três primeiros dias, saia do branco lentamente, sem virar "jornal dos esportes", aumentando o nível do filtro solar nesse período inicial. Seu bronzeado ficará mais uniforme e sua pele, mais saudável.

5- Abuse da melancia, do abacaxi, do melão e do kiwi, que ajudam a desinchar, eliminando líquido e afinando a cinturinha. Peras, ameixas e carambolas também estão no grupo purificador.

6- Os cabelos também merecem cuidados na temporada solar, e como! Sempre que puder, na praia ou piscina, enxague-os com água doce, passando a seguir um creme próprio ou filtro solar, e desembarace com pente de dentes largos. Use lenço ou chapéu para protegê-los, e prenda-os, se forem longos, para evitar a nefasta ação do vento sobre eles. E não se esqueça que os produtos devem ser reaplicados, como o filtro solar, com intervalos regulares, ou a cada mergulho.

7- Uma boa salada de macarrão com vegetais constitui um prato completo: a massa deve ser curta, como pene, farfale ou fusili, com tomate, brócolis no vapor, cenoura picada no vapor ou ralada crua, azeitonas fatiadas, pedaços de queijo branco, palmito, cebolinha, salsa e azeite, além do sal ( em pouca quantidade, para não inchar!) e alho ou cebola ralados, para quem gosta.

8- Outra dica boa, que pus em prática ontem aqui em casa, e como sempre foi aprovado, é desfiar frango defumado, ligar com requeijão, azeitonas fatiadas, queijo parmesão e forno para gratinar. Acompanha arroz branco e salada verde, com batata palha opcional. Ainda se pode combinar o frango com uvas verdes sem caroço cortadas ao meio, manga picada e abacaxi. Tempere com pouco suco de limão e, se gostar, gengibre. Hummmm! É outro jeito da família comer frutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário