logo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Boa notícia: droga consegue despertar pessoas em coma depois de anos!

Um medicamento, chamado zolpidem, tem acordado algumas pessoas em estado vegetativo, em coma há anos.

O primeiro caso relatado foi de um paciente, Louis Viljoen, da África do Sul, em coma há três anos. Ele começou a agarrar as pontas do colchão durante uma noite, e o médico lhe receitou, então, o zolpidem, para que dormisse melhor.

A surpresa foi que, vinte minutos depois de sua mãe ter dado a ele o comprimido e de tê-lo alimentado por um canudo, Viljoen começou a se mexer. Seus olhos, que normalmente vagavam desfocados, se tornaram conscientes. E, então, ele começou a falar (suas primeiras palavras foram "Olá, mamãe"), e mover-se (podia controlar seus membros e músculos faciais). Algumas horas mais tarde, ele voltou a ficar indiferente. Mas o remédio voltou a reanimá-lo no dia seguinte, e nos subsequentes, por algumas horas de cada vez.

E depois de um tempo, não precisou mais do zolpidem. Viljoen retornou já falando frases completas; não só reconheceu a mãe, como vozes de pessoas que tinham falado com ele durante seu estado vegetativo. E ainda se recordava de conversas do dia anterior. Com o tempo, sua cognifição foi melhorando.
O zolpidem não funciona para todos, mas é uma excelente notícia para pessoas que os médicos desenganavam anteriormente. E um alerta para os que com eles convivem, para que só falem coisas positivas quando perto dos doentes, e não parem de acreditar na sua recuperação.

10 comentários:

Patricia disse...

Notícia FANTÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAASTICA, GENTE!
Imagina quantas famílias no desespêro permitem que se desliguem máquinas que mantém em "estado vegetativo" alguma pessoa querida, e que agora podem ter ESPERANÇA de recuperação com tal medicamento!

A parte triste mesmo, é que há tantas famílias que poderiam ter evitado essa atitude, e agora estariam com seus entes queridos vivos... Vide o caso do marido ou dos pais(não lembro agora quem) que conseguiu na JUSTIÇA(???) NOS ESTADOS UNIDOS, que se desligassem os aparelhos que mantinham viva em estado vegetativo, uma linda moça que sofrera um acidente de carro há vários anos.

Mas,daqui pra frente, HÁ ESPERANÇA DE RECUPERAÇÃO COM O MEDICAMENTO TESTADO. QUE ALEGRIA!

Liana Clara disse...

Oi Patrícia, isso é um grande alento para as famílias. Estamos torcendo para que funcione mesmo com todos nesta situação.

Annie Barbosa disse...

isso é verdade mesmo?
quando foi descoberto isso?
os hospitais já podem usar ?

Liana Clara disse...

Olá Annie, isso foi o que encontramos sobre o assunto, mas vale falar com o médico e passar essa informação.

Annie Barbosa disse...

eu também ouvir falar em outros medicamentos
como dopamina será se foi aprovado o uso desses
medicamentos?

Annie Barbosa disse...

adorei essa informação que vc publicou
achei super legal e interessante

Liana Clara disse...

Sempre que podemos, colocamos notícias boas para alegrar nossos dias. Os noticiários já estão repletos de notícias tristes e violentas.
Visite-nos sempre. Todos os dias temos assuntos novos, um grande abraço.

Annie Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Annie Barbosa disse...

oi gostaria de saber também se o uso de
células tronco podem ajudar pessoas
em estado vegetativo,e se já podem ser utilizada em pessoas. se puder me dar essa
informação ficarei muito feliz
beijos!!

Liana Clara disse...

Não tenho nenhuma informação a respeito.

Postar um comentário