logo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 100)

Hoje chegamos a 100ª apresentação das perguntas e respostas da Dra Mannoun. Muito obrigada cara amiga, por esta grande colaboração com o Blog!
Uma grande ajuda a nós, mães e pais com filhos adolescentes.


As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.


1 – A. G. diz: Dra tenho 3 filhas , uma de 12 anos e as gêmeas de 11. Estou preocupada com o início da adolescência delas. São muito competitivas, são amigas, mas vivem disputando quem vai conseguir fazer o quê primeiro. Até agora nenhuma delas menstruou. Torço para que a mais velha fique menstruada primeiro pra não ficar se sentindo por baixo. Como agir nesta situação?

RESP: Cara Sra A.G.

É muito importante que haja amizade entre suas filhas e creio que são amigas. A competitividade, do jeito que a senhora falou, não é algo negativo e vale a pena que a senhora as reúna e explique( se ainda não o fez) em que consiste a menstruação, porque e para que,mostre a possibilidade de um dia serem mães como a senhora e o quão feliz se sente em tê-las como filhas.
Acentue que não somos como as máquinas que em principio saem iguaiszinhas da fábrica, mas Pessoas, seres humanos únicos e irrepetíveis, mesmo sendo gêmeos... Assim, a menstruação de cada menina pode acontecer em tempos diferentes, independentemente da idade . Uma deve sempre ajudar às outras e todas devem ser muito sinceras com a mamãe e muito amigas entre si pois só terão a ganhar ! Explique que a menstruação não é doença, que poderão ter vida normal, alimentação correta, postura e modos comedidos e que é assunto delas com a mãe , sem comentários com terceiros, pela intimidade que supõem as funções orgânicas.
Se tiverem em casa um atlas do corpo humano, mostre a elas cada órgão com sua função, acentue a necessidade do capricho pessoal com o próprio corpo e com suas coisas, como utilizar o absorvente, como conservar o banheiro especialmente no período menstrual, etc, etc.
Também oriente para que anotem nas agendas o dia em que a menstruação vier( quando vai embora não é tão importante) para que conheçam como funciona seu corpo e que levem esta agenda quando forem à consulta médica, sempre importante para elas e para o médico.
Creio que ficarão tranquilas e maiores dúvidas, fico a seu dispor. Parabéns pela bela família !
Atenciosamente, Mannoun

2 – A. diz: Dra o que fazer com as adolescentes em casa de férias? Só querem TV, computador e shopping. Como fazer pra trocar esta idéia de consumo e de ficar só com estes amigos virtuais?

RESP: Caro(a ) A.

Não sei onde moram, mas há bastante atividades no período de férias, dependendo da criatividade dos filhos e um pouco de " diplomacia " dos pais...
Há passeios, excursões, visitas a lugares históricos, teatros e recreação doméstica também, além de visitas a Museus, acampamentos em família, reuniões em casa com amigos: - churrasco, " pizzadas", sorvetadas com sessões de bons filmes ( DVD) acompanhados de debates com apreciação e comentários orientados sobre personagens, atitudes, mensagens, etc. .
Dá trabalho? Sim, mas VALE A PENA!
Bem motivados e acompanhados pelos pais e filhos de casais amigos, eles se entusiasmam.
Não fica pesado porque os pais se alternariam nas atividades, segundo as aptidões e gostos de cada qual. Ao mesmo tempo, é excelente oportunidade para conhecer melhor os próprios filhos ( se dar a conhecer !) assim como as amizades deles.
Vez por outra, vale a passagem pelos " shoppings" a caminho do cinema, assim como computador, TV, etc.
Consultem os " negócios de família", assim como o portal da familia.com.br, onde encontrarão outras idéias e sugestões de atividades, nomes de filmes, livros, programas, ok ?
Fico a seu dispor, Mannoun

Um comentário:

Marcos Almeida disse...

Dra eu e minha milher discordamos muito sobre a forma de educar nossos 3 filhos. Ela acha que deve deixá-los mais soltou, sem muitas cobranças e eu acho que este mundo não está fácil e é preciso maior rigor e mais cobranças. Com isso eles aproveitam e acabam sempre se livrando dos castigos e punições pelos seus erros. O que posso fazer para mudar isso enquanto ainda é tempo. Eles tem 9.11 e 15 anos.

Postar um comentário