logo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 98)"

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – M. C. diz: Dra é normal um rapaz de 19 anos nunca ter namorado? Ele é muito tímido e toda vez que falo sobre o assunto ele diz pra eu parar.

RESP: Cara Sra M.da C.
Neste momento que o mundo atravessa, de sexualidade desenfreada e “escancarada”, um jovem não namorar até os 19 anos faz com que os pais interroguem sobre o que é "normal". Seu filho é único filho? Estuda, trabalha, pratica esportes, tem amigos, tem vida social? Como se comporta em casa, entre os familiares?Como é com o pai?

Veja que necessitaria mais informações para responder melhor, em todo caso, os pais em geral percebem se um filho é tímido pelo modo como se conduz entre o seus, e -se convive bem com várias amizades - penso que não devam se preocupar. Em todo caso, sugiro que ao conversar com ele,não faça perguntas específicas sobre namoro, mas questione se deseja ajuda para descobrir o sentido de sua vida, caso não o tenha ainda descoberto, qual a profissão de que gosta, etc, etc.

Abra um diálogo amplo e deixe a resposta por conta dele, para que perceba o quanto os pais o amam e que desejam, de fato, que ele se conheça e caminhe seguro pela vida.É importante para os filhos confiar no fato de que os pais desejam imensamente vê-los felizes e encontrando o melhor caminho- para isto existem e vão à frente dos filhos, com o exemplo e as atitudes .

Boa sorte e fique à vontade para voltar a falar comigo quando o desejar. Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Odette Marcante disse...

Dra o que fazer para tratar espinhas no rosto e costas de um adolescente de 15 anos, Ele não é nada cuidadoso com a aparência e estas espinhas deixam seu aspecto ainda mais relaxado.

Amélia Duarte disse...

A minha filha de 16 anos só quer saber de estudar, é muito competitiva e fica em prantos quando tira uma nota abaixo de 8. Com isso ela é mal vista na turma que a exclui de conversas e só a procuram pra tirar dúvidas. Como devo agir com ela para que não perca o interesse pelos estudos mas que aprenda a dosar para ter amigas?

Postar um comentário