logo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 61)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Dra que tipo de trabalho um adolescente de 15 anos pode fazer, para ajudar em casa, sem prejudicar os estudos?

RESP: Caro (a) A. Para qualquer pessoa, planejar sempre vale a pena, especialmente as atividades diárias. Horário para se levantar, horário para fazer as refeições, horário para os estudos, quando se tem aulas e para fazer as tarefas de Escola, horário para o lazer , para os esportes, para as tarefas de casa . Quais? Aquelas que se fazem necessárias- no mínimo, para um estudante de 15 anos, arrumar seu quarto, seu armário, ter sua mesa de estudos em ordem, quem sabe, varrer, limpar, lavar o banheiro, por e retirar a mesa de refeições, ajudar nas compras de mercado ou pagamento bancário... Horário para dormir !
Veja que apontei muitas atividades mas em casa, em família é que se delibera O QUE FAZER , COMO E QUEM FAZ . Aos 15 anos, volto a dizer, com um bom planejamento conjunto, há muita atividade dentro de casa, perfeitamente compatível com bons estudantes!
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – C. diz: Dra é a primeira vez que meu filho de 17 anos vai viajar sozinho com amigos, o que eu devo fazer pra orientar ele? Eu sei que estes jovens juntos fazem muitas bobagens e podem pegar algumas doenças. Devo falar claramente? E o que devo dizer?

RESP:Cara Sra. C. Vocês conhecem bem os amigos de seu filho? Conhecem suas famílias?
Aquilo que foi ensinado e aprendido no dia a dia de uma família com VALORES, VIRTUDES, BOM EXEMPLO, BOM USO DA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, aos 17 anos deve estar bem introjetado nos jovens.
Não fique aflita imaginando " as bobagens que podem ou não fazer e "algumas doenças que podem pegar" como diz em sua pergunta .
Certamente que os pais - ao longo dos anos, devem ter dado toda a orientação quanto ao valor de uma vida humana, dignidade da pessoa humana, respeito por si mesmo e pelos outros e assim sendo, diga a ele que o abençoa, que o ama, que estarão pedindo a Deus por eles , sua viagem e bom retorno, saudáveis no corpo e na alma...
Se até hoje não houve o que antes citei como processo educativo, à hora de viajar, fica difícil que eles assimilem e tenham fortaleza para vencer os apelos que clamam por todos os lados ao mau uso da liberdade...
Sempre se fala claramente com os filhos, aquilo que já sejam capazes de entender a cada momento de suas vidas e que os pais, especialmente a mãe sabe discernir com o coração. Educação é um processo, não um momento determinado.
Abençoe seu filho.Diga que acredita e confia nele e peça a Deus que o guarde permanentemente ! Espero ter respondido o que desejava mas fico a seu dispor.
Um abraço, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra não estou aguentando tanto aborrecimento com minhas filhas adolescentes, um cansaço só, tenho vontade de largar tudo de lado e deixá-las fazerem o que quiser. É muito desgastante todo dia ter que discutir e dar o contra a cada momento nos pedidos mais absurdos delas. Querem tudo, saídas com amigas, baladas, pouco estudo, fumar, pircing, beber, tudo é motivo pra nova discusão e mais desgaste. Isso é castigo por eu ter tido filhas?

Carolina Frias disse...

Como recuperar a confiança de um filho adolescente e o respeito? Cheguei num ponto onde não consigo que meu filho me escute mais e nem faça mais o que eu peço. Sai a hora que quer e vai aonde bem entende. Vi a pergunta de cima e fiquei tentada a dizer que também tenho vontade de largar tudo de mão. Mas sei que não devo, por questões de princípios morais. Quando acaba esta fase de adolescencia eles voltam ao normal?

Postar um comentário