logo

segunda-feira, 29 de março de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 35)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Adolescente em fuga
A. diz: Porque os adolescentes pensam em sair de casa precocemente ? Obrigada, A.
RESP: caro(a) A. Uma das características da Adolescência é o desejo de autonomia e independência, confundido muitas vezes como " liberdade " e esta é uma das razões de querer sair de casa, para não ter que dar obediência aos pais e furtar-se à autoridade .
É bom sentar-se com os filhos quando manifestam esse desejo, escutá-los com atenção e mostrar concretamente os encargos- deveres- que deverão ser assumidos: pagar aluguel, fazer as compras, despesas com luz, água, lavanderia, etc., etc. Quando refletimos com eles e os colocamos frente - não só aos direitos, mas também aos deveres que assumirão, começam a compreender e valorizar o lar, a família, os pais e irão amadurecendo.
Um abraço, Mannoun

Criança só na TV
A. diz: Como fazer minha filha de 7 anos estudar, ela só quer ficar na TV e é uma briga todo dia pra estudar e fazer os deveres.

RESP: Caro(a ) A.Sua filha já tem responsabilidades em casa ? Arrumar sua cama, deixar as coisas no lugar, ajudar nas tarefas domésticas, atividades extra aulas - esportes, cursos, etc.? Penso que está sendo necessário que aprenda hábitos bons de ordem, disciplina, horário - para acordar, levantar e dormir, fazer as refeições, estudar, brincar, ajudar em casa, ver "programas " de Tv e não simplesmente ver Tv, com sentido de alegria e bom humor e não brigando ou fazendo disto algo doloroso e irritante para todos . Vamos tentar? Vale a pena, garanto!
Sugiro que leia um pequeno livrinho que escrevi e que se chama “Gastando tempo com os filhos” da Editora Quadrante- São Paulo ( através da internet ) ou solicitando através do Blog "Negócios de Família" informações de como o conseguir .
Um abraço, Mannoun

Crianças brincando juntas
3 - M. diz: Liana/Dra.Mannom, Boa Noite!Preciso muito de orientação na educação de meu filho. Tenho 43 anos, sempre trabalhei fora até agosto/2006. Sou casada há 22 anos, tenho um filho único de 09 anos. Eu e meu marido somos muito conscientes da responsabilidade de educar um filho. O meu trabalho exigia que eu ficasse muito ausente de minha casa, então quando ele tinha 5 anos e 10 meses, decidimos que seria melhor eu deixar o meu trabalho,de 20 anos, para cuidar dele. Quero deixar registrado que em nenhum momento me arrependo da decisão, continuo sendo uma mulher realizada, feliz e tenho todo o apoio do marido. O problema é moro em um condomínio de 02 prédios e após o meu filho cumprir com suas obrigações escolares ele descia para o playground para brincar (todos os dias). Como a área de lazer é do prédio não tenho controle com relação as amizades, pois neste local tem crianças de todos os tipos/educação. Meu filho adora brincar com um menino da mesma idade dele, porém este amigo tem um irmão mais velho 11 anos, que tem como obrigação cuidar do irmão mais novo. Acontece que o irmão mais novo tem que fazer tudo o que o irmão mais velho manda, e conseqüentemente ele também quer dar ordens para meu filho. Estava ocorrendo muitas brigas, e senti que meu filho sofria muito com esta situação; então decidi que ele não iria mais brincar com este amigo por causa do irmão. Atualmente tenho trazidos amigos da escola para brincar com ele, porém não é todos os dias que isso é possível. Então eu pergunto: Eu agi certo na decisão? Uma criança tem que ter companhia de outras crianças todos os dias? ou brincar sozinho as vezes também faz bem? Nesta idade devo orientá-lo a escolher suas amizades e avaliar um amigo bom do mau? Estou um pouco confusa, vocês podem me ajudar?Muito obrigado M.

RESP:Cara Sra, M.
Sua pergunta é muito esclarecedora para muitas famílias, esta a razão da resposta pelo Blog.
Fez muito bem em trazer as crianças para brincarem em sua casa porque os valores de outras famílias podem não ser os mesmos que os seus.
Criança precisa, sim de brincar, mas pode, perfeitamente brincar um pouco sozinha, mesmo porque na idade de seu filho, já existe o grupo de colegas e amigos na Escola, onde certamente há um tempo de recreação, esporte, etc.
Quanto a discernir boas amizades e distingui-las de outras não tão boas, o dia a dia vai criando oportunidades para que os pais concretamente expliquem seus valores, as virtudes e a influência que exercemos nos demais e que também recebemos deles.
Se não atendi seu desejo de orientação, pode voltar a falar comigo, ok? Um abraço e parabéns ao casal pela sábia opção de deixar um trabalho externo pelo de mãe de família! VALE A PENA !!!! Mannoun

6 comentários:

Cameron Burlan disse...

Descobri que meu filho de 15 anos esta fumando, o que devo fazer para combater este vício dele? Existe algum remédio para tirar a vontade de fumar?

Anônimo disse...

Minha filha adolescente de 17 anos quer que eu esteja sempre com a casa arrumada, para trazer seus amigos, mas é uma guerra para ela arrumar seu próprio quarto. Como posso conseguir que ela entenda que o quarto é ela quem deve arrumar?

Lucia Santos disse...

Quais são os passos que devo dar para começar a tratar meu filho autista? Ele esta com 6 anos e um médico disse que ele era autista. Parou de falar e agora esta muito agitado.

Liana Clara disse...

As respostas a estas perguntas de hoje estarão na próxima segunda feira, dia 5 de abril.
A Dra Mannoun responde toda segunda feira, as perguntas da semana anterior.

Anônimo disse...

meu filho tem 11 anos é maravilhoso começou a namorar uma garota de 14 anos ha...isso é normal eu deixei pois as mulheres tem mais cabeça do que os homens assim ela pode ajudar no desenvolvimento dele, e os dois teram cabeça boa..eu acho..

Liana Clara disse...

Caro anônimo, a resposta a sua pergunta deve entrar na segunda feira que vem, dia 12 de abril, é só clicar na na barra verde claro onde diz BLOG, aí procure a segunda mais próxima deste mês.
Vou tentar que a Dra responda ainda para esta segunda.

Postar um comentário