logo

terça-feira, 23 de março de 2010

Namorados desconfiados terminam relacionamentos

Texto de Rafael Carneiro Rocha

Eu costumava discordar de um consolo comum aos ouvidos entristecidos dos apaixonados: "Deixe disso. Namoros existem para terminar". No meu entendimento, tratava-se de um conformismo cínico à falta de solidez dos relacionamentos modernos. Porém, hoje eu sei que aquela declaração pontua uma verdade: "Namoros existem para terminar" e é bom que concordemos com isto.

Aliás, é preciso que sejamos firmes e radicais nesta convicção: namoros tem prazo de validade. Eu não concordo com os conformistas porque lhes falta radicalismo. Eles acreditam apenas na separação. Porém, um bom radical, aquele que acredita que os namoros devem terminar, conhece as artimanhas do mundo e sabe que o matrimônio é uma outra possibilidade para o fim inexorável dos namoros.

Nenhum namoro que se encerra é um fracasso. Todos os namoros se encerram e a separação também pode ser benéfica. O matrimônio demanda muita responsabilidade e se o casal de namorados tiver dúvidas, a separação é o melhor caminho. Aliás, depois de um certo tempo de namoro, onde o casal já se conhece bem, o mero fato de existir a dúvida "caso ou não caso" com ele(a), no meu entendimento, já é sinal de que os dois podem, cada um, seguir o seu caminho.

Assim como eu defendo a beleza do fim de namoro, eu defendo também a suspeita. Penso que todos os namoros devem começar a partir de uma suspeita mútua entre o casal. Um deve desconfiar seriamente do outro. Uma boa suspeita não indica uma resposta fácil, mas no caso do namoro sua motivação é nobre. Se os namorados suspeitam de que aquela outra metade, até então uma amizade especial, pode ser um inteiro no futuro, que eles namorem. Se existe uma desconfiança de que namorar aquela pessoa pode revelar um matrimônio, que o risco seja assumido.

Namorar com desconfiança e namorar sabendo que tudo aquilo vai terminar é bom. O problema dos cínicos e dos pessimistas é que lhes falta uma visão integral da realidade. A suspeita dos namorados e um término de relacionamento podem, inclusive, ser um caminho de santidade. Namorados desconfiados terminam relacionamentos. Alguns, vejam só, conseguem até se casar por causa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário