logo

sábado, 13 de março de 2010

A importância das raízes – o Dom da Família

Hoje por alguma circunstancia me vi pensando nas raízes familiares, das quais não consigo saber de muitos nomes de parentes até bem próximos, por falta de informação que hoje já não posso mais obter. Tudo porque os parentes que poderiam dar informações já se foram: pais, avós, tios e tias, sogro e sogra.

Meus filhos têm muito mais curiosidades do que eu tive na idade deles, perguntam, checam épocas, conferem histórias que passaram de gerações a gerações e curtem encaixar as histórias na sua árvore genealógica.

Procuro lembrar as histórias que minha mãe contava sobre seus parentes, mas muita coisa me vem à memória sem nomes e sobrenomes ou registros para comprovar. Meu pai que viveu mais tempo, e também gostava de contar casos familiares, nos deixou muitas informações e o interessante é que seus irmãos que ainda estão vivos não sabem de metade das histórias que ele nos contava, por pura falta de interesse nas coisas do passado. Gostaria de ter escrito muitas delas, mas eu pensava que ele fosse “durar” muito mais tempo... Tem 1 ano que ele foi para o céu ficar junto de minha mãe. Esta história de um grande amor entre os dois sempre nos foi contada e repetida. Esta está gravada na minha memória e dos meus filhos que também ouviam o próprio contar.

É de grande valor a saga da nossa família, muitas vezes uma história de família, faz com que renovemos nossos conceitos e busquemos nossas origens e nos reergamos das cinzas que possamos estar. A vida de uma avó coragem, de um avô batalhador, guerreiro, honesto e lutador até o fim de sua vida, nos dão animo e vontade de também ser mais um ponto na história desta família. As pessoas não vivem em vão, seus exemplos perpetuam-se através dos tempos e servem tanto positiva como negativamente para seus futuros descendentes.

Vamos fazer das nossas vidas algo que nos transforme em bons exemplos ou até que seja somente um exemplo, de uma luta diária de cair e levantar, mas que se lembrem de nós tentando sempre se reerguer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito bom ler esse artigo. Tenho feito "rascunhos"(algumas anotações)da árvore genealógica da minha, para passar aos filhos; espero que eles possam continuar, com suas curiosidades naturais, a buscarem mais informações de suas raizes.Parabens por essa boa sugestão.

Liana Clara disse...

Obrigada pela participação.
Também gosto muito de traçar a árvore genealógica da minha família. Tenho certeza de que deixamos nossas raízes para nossos filhos e netos conhecerem.

Postar um comentário