logo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Profissão - Hotelaria

Mais uma profissão para a orientação dos pais sobre as escolhas de seus filhos
Texto de
Viviane Esther Dias
Se um dia me perguntarem “Por você escolheu Hotelaria?” talvez não saiba responder de primeira.

Cheguei a Hotelaria através de um professor do terceiro ano e através do meu pai, que dava aula para esse curso. Estava na duvida entre Geografia e Hotelaria. Lembro do meu primeiro dia de aula na faculdade de Hotelaria e me encantei. Muitos alunos chegam nos primeiros dias de aula e não sabem muito bem porque escolheram essa área, eu fui uma dessas pessoas. No decorrer do curso fui gostando bastante das aulas e dos campos de trabalho. Minha família acha divertido a profissão que escolhi. Sempre tem historias interessantes; todos os dias são diferentes.

A faculdade de bacharel em hotelaria foca a visão administrativa e estratégica desse mercado e vai além, o curso é focado na hospitalidade e na excelência na prestação de serviço. Para isso, temos aulas teóricas e práticas. Aprendemos, por exemplo, desde arrumar a cama com rapidez e precisão, quais os tipos de lençóis até o planejamento de custos desses lençóis. Como também a planejar cardápios, produzir o cardápio, montar eventos, projetar lucros. Além de claro, recepcionar os hóspedes, regras de protocolo e etiqueta, tendências mundiais na prestação do serviço, conhecimento de outras culturas e fazer com que os clientes tenham as suas expectativas superadas.

O curso dá uma visão muito ampla porque o aluno se torna apto a trabalhar em hotéis e para hotéis. Muitos que se formam trabalham em restaurantes, produtora de eventos, consultoria, hospital, casas de família da alta sociedade e até mesmo em casas de famílias reais.

Quem escolhe esse meio, trabalha muito. Trabalhamos para o descanso e divertimento da maioria. Trabalha-se finais de semana, feriados, mas é uma área bem divertida e com uma troca cultural muito rica. É gratificante quando um hóspede reconhece seu trabalho, lembra do que você fez ou da experiência única que ele viveu.

A hotelaria e a hospitalidade estão em expansão no Brasil, o mercado esta com carência de bons profissionais graduados.

A Hotelaria é para poucos que tem a sensibilidade para enxergar os detalhes. É saber surpreender o hóspede fazendo com que suas férias sejam inesquecíveis e para aqueles que viajam a trabalho é fazer com que descanse e se sintam em casa. É trabalhar muito, é ser uma pessoa com muitas virtudes, é saber sorrir, ser pontual, assumir compromissos é ser apaixonado por servir.

5 comentários:

Amanda Storck disse...

Você escreve tão bem e mostra sua profissão com tanto entusiasmo que tenho certeza vai ser uma grande hoteleira! Parabéns pela escolha.

Mariana Fraga disse...

Isso é que uma explicação. E com muito amor pela profissão. Confesso que não conhecia muito sobre Hotelaria e achei bastante interessante as informações.

Vivi, muito sucesso na carreira, pois você merece. E parabéns pelo post.

Beijos!!

L. disse...

Sensacional!!
É por isso e muito mais que amo hotelaria!
um beijo!

Anônimo disse...

Amiga de faculdade(e projeto, rs), parabéns pelo post!! Essa área realmente é muito fascinante! Sucesso a nós e aos futuros hoteleiros! O Brasil realmente está carente dessa mão-de-obra qualificada em uma atividade tão especial! Um grande beijo!! Ana Valverde

Anônimo disse...

Vivi, muito bom seu texto! Profissional.
Acho que me incluo nos que realmente não sabiam o que estavam fazendo no curso de hotelaria.
Nunca duvidei da sua enorme capacidade e profissionalismo.

Beijos, Flávia Brandão.

Postar um comentário