logo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Compras com lista – Meio caminho andado

É muito importante preparar um cardápio para a semana, isso evita muitas idas e vindas ao mercado. E ir ao mercado com uma lista pronta já ajuda bastante na economia doméstica. E seguir a lista, não se deixando envolver pelas promoções desnecessárias, evita surpresas na hora de pagar. Sempre lembrando de que nem sempre o mais barato é o melhor e mais econômico.

No caso de ir ao mercado 1 vez por semana, é bom planejar o cardápio de forma que não percamos nada do que foi comprado. As verduras, por exemplo, deterioram mais rápido, deste modo podemos comprar legumes e verduras e fazermos primeiro as folhas e deixarmos para os últimos dias os legumes que são mais resistentes.

Combinar pratos é uma arte e o colorido das comidas ajuda a abrir o apetite das crianças e adultos. Um prato bonito pode ter: feijão preto, arroz branquinho, batatas amarelinhas, salada verde e carne vermelha. De outro modo fica monótono e não acorda o apetite, coisa que a minha ajudante faz vez ou outra no jantar - O que as crianças na brincadeira chamam de noite amarela e tons: Purê de batatas, pastéis de queijo e frango a milanesa – nada balanceado e um tiro no colesterol. É claro, isso acontece no dia do “falta tudo” o que é igual a “mamãe vá às compras”. É o que dá não calcular bem o cardápio da semana.

Voltando as compras a maior dificuldade são as frutas, principalmente nesta época do ano, com o tempo mais quente, elas apodrecem muito rápido. É linda uma fruteira enfeitando a copa, mas é melhor mantê-las na geladeira para que dure o tempo que precisamos. Para completar a sobremesa, podemos ter a gelatina, o iogurte e até uns doces para um ou outro dia. E sem esquecer os biscoitos para os lanches, para estes tenho uma dica: Esconder! Mas de preferência onde as crianças não descubram.

Ao preparar a lista é bom termos em mãos as receitas do que pretendemos fazer, para não ficar faltando temperos e ingredientes indispensáveis ao bom sabor dos pratos e por conta desses detalhes nos faça voltar à rua para novas idas ao mercado.

Com a lista nas mãos a compra se torna mais objetiva e produtiva, sem perdas de tempo. Dá até pro maridão fazê-las vez ou outra, sem perda de tempo nas prateleiras de vinhos e queijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário