logo

sexta-feira, 3 de junho de 2016

O impacto de ser mãe e pai

Nunca paramos para pensar como a nossa vida muda com a maternidade ou a paternidade, eu pelo menos não pensei nessa mudança radical, antes que acontecesse.

Casar, pensar em ter filhos, engravidar, até aí tudo simples e normal, principalmente para quem se casa jovem e completamente inocente a respeito das responsabilidades que está assumindo. Porém, no momento em que nasce o primeiro filho nos deparamos com um nascimento novo dentro de nós. Além do filho, nós nascemos para essa nova vida.

Ser mãe é diferente de nos formarmos em qualquer outra profissão, ou de exercermos um cargo no trabalho. A mãe não deixa de sê-lo nem dormindo. A partir do momento da sua primeira maternidade, ela desenvolver vários sentidos que nem imaginava ter. Uma mãe aprende com seu filho, e não termina nunca de aprender, como cada filho que tenha. Um pai aprende também na marra a se dar a seu filho.

Mesmo existindo cursos e mais cursos sobre a maternidade, nada ensina sobre o impacto que é ver-nos sozinhos com esse ser pequeno e frágil, totalmente dependente de nós. Ela é vivida no dia a dia, assim sendo vamos cuidando, e criando, cada um desses seres que não chegam com um manual de instruções. É um deslumbre diário, um encantamento que ao mesmo tempo requer lutas e sacrifícios, tanto da mãe quanto do pai. 

O casal vive então uma nova realidade, onde o amor deles se desdobrou em outra pessoa, precisam sair de dentro de si e dar-se cada vez mais, precisa aprender a superar o “nós dois”, para viver o “nós todos”. 

Esse impacto vai suavizando com o passar dos dias, meses, anos, e com a chegada de outro e outro filho. Vamos ficando craques em reconhecer um choro, um barulho diferente, um olho caído de febre, um sorriso maroto de arte. Nada como um primeiro filho para nos ensinar tudo isso.

6 comentários:

Agatha Concurseira disse...

Eu não quero ter filhos...em tempo tenho 33 anos.
Resumindo, eu optei por simplificar a minha vida !! Respeito quem cria seus filhos com dignidade, valores e respeito !! Mas este estilo de vida não é pra mim !! Eu assumo que sou individualista demais pra fazer tantos sacrifícios !! Só dá certo se você arrumar alguém que pensa como você...!!
Mulheres que não pretendem ter filhos- sejam honestas com seus respectivos namorados e não casem com alguém que pensa diferente de vocês, é muita deslealdade !!
Gosto muito do blog, assuntos muito legais !! Aliás, vi vários filmes com indicações de vocês !! =D
Parabéns !!

Liana Clara disse...

Agatha obrigada por ler o blog. Você é bem jovem, e é natural que pense desta forma. Filhos pedem sacrifícios sim, da nossa parte, mas também enchem o nosso coração, de forma que compensa todo esse trabalho.
Respeito sua opinião, concordo em ser clara no namoro, dizendo sua posição sobre filhos. Porque quem casa mentindo sobre assunto desta importância, tem um casamento Nulo.
Um grande abraço e visite-nos sempre!

Agatha Concurseira disse...

Liana, obrigada pela resposta tão educada e gentil !
Só pela maneira de se comunicar, acredito que você seja uma excelente mãe, uma verdadeira matriarca. O seu papel se formar cidadãos de bem é algo que não tem preço. Nenhum trabalho remunerado substitui uma família unida..!!

Liana Clara disse...

Agatha, obrigada pelos elogios, mas não sou essa mãe excelente, mas com certeza sou uma matriarca, com meus nove filhos, não poderia ser diferente. Rsrsrs
Hoje faço 42 anos de casada, casei com 19 anos e tive meu primeiro filho com 20. Tudo começou muito cedo.
Não cheguei a refletir muito sobre essa situação , para mim fazia parte de uma família ter filhos. Até hoje digo que os filhos vieram por acréscimo.
Meu marido era apaixonado por crianças , imagine se eu que o amava tanto, não daria esses filhos a eles?
Acho que mesmo se não pudesse tê-los eu iria adotar algumas crianças.
Hoje, 42 anos após , não me arrependo de ter os filhos, de casar e de ter vivido essa vida atribulada de mãe e esposa.
Não me sinto com dever cumprido, sinto que ainda tenho muito o que fazer é isso me dá força e coragem para continuar lutando.
Um grande abraço para você e obrigada por nos ler.

Agatha Concurseira disse...

Liana, parabéns por sua história.
Sabe o que mais admiro atualmente-gente bem resolvida !! E pelo visto você abraçou sua vocação com amor e paixão.
Acho que isso falta na vida das pessoas em geral.
Tem gente que passa pela vida, simplesmente existe e não faz nada do que realmente gostaria ter feito..!

Liana Clara disse...

Agatha você é divertida, tem um ótimo senso de humor. Consegue ver longe , acho que ainda vai se surpreender muito com você.
Temos duas opções na vida aceitar as coisas que nos vem com alegria ou sentar e viver se lamuriando. Eu preferi optar pela primeira.
Sou chorona sim, choro de alegria, dos carinhos que recebo, mas não de me lamuriar.
Acho que você é dessas positivas e não se deixa abater por pouco. Vai longe!!!

Postar um comentário