logo

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Atividades para fazer com seus filhos nas férias (e sempre)

Por Carol Balan
Existem algumas atividades bem simples e prazerosas que podem ser feitas quando as crianças estão em férias, mas que também podem entrar para a rotina diária ou semanal. Faço aqui em casa com os meninos e todos gostamos muito!

1. LEIA PARA seus filhos. Ler para as crianças traz muitos benefícios, favorece a imaginação, desenvolvimento da fala, estimula a leitura e muito mais. Separe um tempo por dia e leia um bom livro para seus filhos. Não precisa ser aqueles livros infantis, com muito desenhos e pouca história. Dê preferência para clássicos, para aqueles livros que eles, por enquanto, não lerão sozinhos. Quer fazer o tempo render ainda mais? Escolha um livro que você tenha interesse em ler! Aqui em casa fazemos isso, para os meninos dormirem, meu marido está lendo para eles "As crônicas de Nárnia", que já faz tempo que ele quer ler, mas não encontrava oportunidade e eu leio, durante o dia, "Moby Dick", que tenho vontade de ler há muito tempo. Para essa leitura, a regra é que eles podem brincar em silêncio, prestando atenção à história. Leio entre 45 e 60 minutos, dependendo da atenção deles. Após a leitura, sempre faço algumas perguntas, uma conversa informal, para saber como eles estão acompanhando.

2. LEIA COM seus filhos. Crianças têm bastante facilidade para cumprir regras, desde que nós sejamos insistentes em aplicá-las. Determine um tempo de leitura particular. Cada um escolhe o que quer ler (livro, gibi, revista) e durante o período de tempo determinado todos devem ficar em silêncio, lendo. Depois que o tempo acabar, cada um pode contar o que leu. Também é uma excelente oportunidade para tirar alguns minutos todos os dias para colocar em ordem uma leitura que já está parada há bastante tempo. É preciso ser muito realista com relação ao tempo. Crianças pequenas talvez não fiquem por muito tempo, 5 ou 10 minutos. Na idade dos meus (7 e 5 anos), conseguimos facilmente de 30 a 60 minutos.

3. COZINHE com seus filhos. Crianças gostam bastante de cozinhar. Além de favorecer a independência delas, ensinando a preparar pequenos lanches e, quando mais velhos, refeições simples; o momento na cozinha pode favorecer muito aprendizado. Se estamos fazendo pão podemos falar sobre o fermento, se vamos fatiar legumes podemos falar sobre formas, cores, texturas. Crianças de 1 a 3 anos podem ajudar a colocar os ingredientes, misturar, contar o número de colheres. Crianças a partir de 4 anos já podem ajudar a cortar, ralar, montar lanches, fazer preparos simples (cortar fruta e colocar granola, por exemplo).

4. FAÇA PASSEIOS de pesquisa. Tudo que envolva ciência e mistério é muito interessante. Se sua cidade tiver museus, faça uma visita. Faça uma breve pesquisa sobre o que tem no museu e converse com eles no caminho, quando chegarem lá, ficarão ainda mais interessados ao ver aquilo sobre o que você falaram. O passei também pode ser ao ar livre, mostre alguns tipos de folhas em uma rápida pesquisa na internet, depois vão à uma praça ou parque e peça para que procurem as folhas que vocês viram na pesquisa.

5. VISITE A BIBLIOTECA pública. Muitas cidades possuem bibliotecas, faça uma visita, incentive a criança a observar os livros, a pegar livro emprestado.

6. DECOREM poemas. Criança tem muita habilidade para decorar. Escolha uma poesia ou trecho de um livro, leia e peça que eles repitam, logos eles já conseguem dizer de memória toda a poesia ou trecho do livro.

7. OUÇAM MÚSICA de qualidade. Música clássica, músicas folclóricas. Peça que prestem atenção aos instrumentos, procurem o nome e o som dos instrumentos e peça que eles os identifiquem durante a música. Acostume-os a brincar em silêncio enquanto ouvem música, é também uma maneira de tranquilizar e estimular a concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário