logo

sábado, 3 de janeiro de 2015

Aproveitando as sobras

Em qualquer família não se deve jogar comidas fora, a menos que estejam estragadas. É sempre bom saber dar roupa nova a comida que sobrou das nossas festas de fim de ano, para que sejam todas consumidas.

As sobras de chester, peru ou frango, podem servir para fazermos aquele delicioso salpicão, completamente repaginado, usando o que temos em casa, como azeitonas picadas, cenoura crua ralada, repolho verde em tirinhas, maionese ou iogurte natural, sal e azeite.

Com as sobras das carnes de porco podemos fazer um fricassé. Basta juntarmos a carne desfiada a uma lata de milho verde, 1 lata de creme de leite.1 pote de requeijão cremoso,  sal, alho, cebola  à gosto. E cobrir com  batata palha. Levando ao forno só na hora de servir.

Nem sempre calculamos bem a quantidade de arroz que fazemos para servir a muita gente, nessas festas, e a consequência é termos muitas sobras de arroz. Neste caso vamos usar a imaginação e dividir essa sobra em saquinhos, congelando no mesmo dia em que foi feito, e tirando aos poucos, transformando cada um num prato diferente e delicioso, como um arroz maluco, juntando o arroz a ovos cozidos picadinhos, pedacinhos de bacon, cebola, salsa e cebolinha, todos bem picadinhos. E finalizar com batata palha, para dar um sabor mais crocante ao prato.

Com as sobras das carnes também podemos fazer pequenas fritadinhas que vão muito bem com uma salada verde fresquinha.

Vamos colocar a cabeça pra funcionar e não deixar que alimento nenhum se estrague na geladeira. Quem tiver mais ideias para as sobras do Natal e Ano Novo pode contar pra nós aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário