logo

quinta-feira, 1 de março de 2012

Feliz Ano Novo! De novo!

Agora o ano começa! Acabaram os festejos gerais, acabou o carnaval; acabou o recesso após o carnaval. Ufa! Depois de tanta folga, os estudos começam, ou para alguns recomeçam, e com força total, está na hora de recuperar o prejuízo advindo de tanta interrupção por conta dos feriados prolongados e férias.

Antes que comecemos a pensar no próximo feriado, da Páscoa, vamos por mãos à obras e planejar o ano escolar dos nossos filhos, suas necessidades mais urgentes e as que podem esperar mais um pouco.

Planejar o ano compreende ver todas as necessidades deles e a verba de que dispomos para atendê-las. Compramos o material escolar, no início do ano real, e já gastamos uma grande quantia com isso, sem contar os uniformes, que pesam mais ainda no orçamento familiar.

Os cursos de línguas estrangeiras são uma necessidade concreta em nossos tempos, fazem a diferença na hora de um emprego; a academia de ginástica, passou a ser outro item de grande importância para manter a forma, também importante no momento da seleção de funcionários de uma empresa. O que podemos fazer neste momento é comparar preços, barganhar com o filho ou filha que tipo de atividade extra fará.

Quando estamos com filhos adolescentes, a procura por atividades extras é bem maior, e a facilidade com que mudam de opinião, maior ainda. Mal começam a jogar vôlei , já pensam em fazer karatê. E assim por diante, vão mudando de esporte e cursos ao bel prazer, se não colocamos um basta e nos impomos.

Quando se tem um filho só, é comum deixá-lo fazer tudo o que quer, mesmo fazendo muitos malabarismos para pagar as extravagâncias. Cuidado: podemos com isso criar pequenos monstros que, no futuro bem próximo (o tempo passa muito rápido), não saberão lidar com as dificuldades naturais da vida.

Numa família numerosa é mais fácil de gerenciar este assunto, o dinheiro da família é para ser dividido entre todos de acordo com as necessidades de cada um. E assim todos aprendem a ceder por um bem comum e com isso crescem interiormente para sua vida futura.

A volta às aulas para muitos é um momento bem especial, quando retornam ao ciclo da vida e reencontram seus rumos e suas metas. Temos que valorizar este momento e incentivá-los a querer o máximo pra si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário