1 – A. diz: O que podemos fazer quando o adolescente apresenta sintomas de depressão. Meu filho de 17 anos, anda pelos cantos, falando pouco, sem ânimo nos estudos, e sem interesse nas coisas que mais gosta, como futebol e computador. Ele é o caçula e com os outros dois nunca passei por isso.
RESP: Caro (a) A.
Conversem com seu filho e marquem um bom Psiquiatra, para que ele seja consultado e possam saber o que realmente tem e iniciar logo um tratamento. Ele tem amigos? Ajudem-no a que procure se lembrar do que possa ter acontecido que esteja ocasionando esta mudança de comportamento, mas não retardem a consulta, ok? A idade é ótima para um bom tratamento ser eficaz!
Fico às ordens, Mannoun
2 – A. diz: Preciso de sugestões para conseguir que meus filhos adolescentes (2) fiquem mais em casa, com a família. Não querem passar uma noite sequer conosco. Somos de São Paulo, capital.
RESP: Caro (a) A.
Não sei a idade dos seus filhos, mas é importante que os Pais tenham grupos de famílias amigas com filhos em idades semelhantes e façam programas com eles. Façam uma " mesa redonda " em casa e perguntem a eles mesmos o que os impede de sair com vocês. Ouçam o que tem a dizer, reflitam e vejam se há ou não procedência nas opiniões deles. Peçam sugestões e convidem os amigos dos filhos à sua casa, organizem lanches do agrado deles, sessões de filmes interessantes com debates, jogos comuns a todos, excursões, passeios turísticos, etc. Aqui mesmo no blog encontrarão bastantes sugestões e também no site do " portal da família" .
Vale a pena sempre ir aos interessados e escutar, ponderar, rever atitudes e posições. Não quero com isso dizer que os Pais devam “obedecer” aos filhos, mas o diálogo com eles é muito rico e criativo - há que conquistá-los!
Fico a seu dispor para mais detalhes. Atenciosamente, Mannoun
4 comentários:
Como eu devo orientar a minha filha de 14 anos para namorar? Tenho medo de que acabe se perdendo como as amigas.
Meu filho de 13 anos é asmático e agora que está entrando na adolescência eu me preocupo com as drogas, visto que ele é viciado em bombinha para sua doença. Como devo agir para que ele não se vicie em drogas pesadas?
Dra Mannoun, a senhora indica algum(a) terapeuta no Rio de Janeiro? Obrigada, S.
As respostas da Dra Mannoun estarão no BLOG na próxima segunda feira, dia 12/3/2012
Postar um comentário