logo

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Orgulho e Preconceito

Estes dias, numa brincadeira de mímica, precisei representar este filme: “Orgulho e preconceito”. Fui infeliz nas mímicas e ninguém acertou. Porém fui mais infeliz na tentativa de exemplificar com gestos o ORGULHO. Apontei para uma das filhas que acabou de fazer a faculdade de medicina e hoje é medica. Um de nossos orgulhos, mas fui mal interpretada pela outra, também formada, em arquitetura. Que logo disse: “ Quer dizer que tem orgulho só dela?” -- foi um ato falho. Eu me orgulho de todos os meus filhos, mas esta acabou de se formar... aí a confusão.

A verdade é que com isso saíram várias piadas e não me perdoaram mais. A que faz hotelaria disse que eu falaria dela sussurrando, “ esta faz hotelaria". Claro que isso é pura invenção, mas nós pais temos que tomar todo o cuidado para não magoar os filhos ao referir-nos às suas escolhas profissionais.

E o preconceito aparece quando nos referimos às escolhas deles, em tom depreciativo. Toda escolha é boa se estão felizes e realizados e se são profissões dignas e honrosas.

A cada filho pertence sua escolha, saber qual caminho quer trilhar. A nós, pais, cabe acatar, aconselhar, mas nunca obrigar a seguir caminhos divergentes as suas vontades.

Sejam médicos, hoteleiros, analistas de sistemas, arquitetos, engenheiros, publicitários, advogados, todos tem seu valor e sua necessidade neste mundo.

Um arquiteto é tão necessário quanto um médico, pois dele também dependem vidas, uma moradia sadia, bem projetada, evita muita doença; um profissional de hotelaria proporciona férias tão agradáveis que muitas vezes nos refazem e nos tiram da exaustão..

É muito difícil consertar uma palavra dita, uma frase mal falada, o melhor é sempre pensar bem antes de falar, para não haver mal entendido entre os filhos.

Devemos nos orgulhar das coisas boas, do bom temperamento do filho, das gentilezas, do ser carinhoso, de ser estudioso, ser honesto: esses são motivos para orgulho. Porém, devemos cuidar para não ter preconceitos com os filhos ranzinzas, mandões, egoístas, malandros. E sim buscar coisas boas em cada um, pois sempre as terão.

6 comentários:

Anônimo disse...

só por curiosidade a imagem que representa a de hotelaria é a bonequinha da faxina???

Patricia disse...

Muito bonito esse artigo, especialmente pela HUMILDADE da mãe que se penitencia até demais por ter se referido à uma das profissões de um dos filhos, sem falar de todos num determinado momento.

Cá entre nós, isso está parecendo "implicância" com a ÓTIMA MÃE que muito justamente se referiu à/ao formanda/o mais recente...espero que não achem que HOTELARIA seja só para mulheres! Aí sim, seria um preconceito contra a escolha de profissão, pois TODAS AS PROFISSÕES HONESTAS são abençoadas por Deus, e motivo de ORGULHO BOM dos esforçados pais também!

Liana Clara disse...

Caro anônimo, a imagem da bonequinha fazendo faxina, com certeza é a da profissão da mãe que escreveu, dona de casa, ou como gosta de dizer: DO LAR

Liana Clara disse...

Querida Patrícia, muito obrigada pela defesa da mãe.
Quanto a Hotelaria, com certeza é uma profissão para ambos os sexos. Aliás, estamos numa ótima época para quem escolheu a área de hotelaria. Com a Copa e as Olimpíadas, vão surgir muitos novos horizontes.

Anônimo disse...

Então você não representou ninguem da hotelaria?hahahaha

Liana Clara disse...

Cara anônima, não achei nenhuma figura pra representar hotelaria. Falha minha. Vou pesquisar melhor. Bjs

Postar um comentário