logo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 75)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.
1 - J.A.C. diz:
Dra, tenho mais duas irmãs mais novas. Uma delas não está nem aí com nada e minha mãe não liga para isto. O que eu posso fazer?

RESP: Caro J.A.C.
Você já tentou uma conversa clara e serena com sua mãe sobre sua irmã “que não está nem aí" como diz?
Procure antes pensar nas qualidades de suas irmãs - sim, claro que todos temos qualidades! Ainda que no momento você esteja aborrecido e não consiga avaliar nem apreciar...
Você tem alguma religião? Peça ajuda ao Espírito Santo para esta tarefa e depois marque a conversa com a Mamãe.
Diga tudo o que traz no seu coração e apresente sugestões, tipo horário e distribuição de tarefas entre vocês onde cada um ou a Mamãe mesmo determinará quem faz o que em casa. Que acha? Fico a seu dispor para retornar, mas sugiro ainda que não dê ordens às irmãs- isto é competência dos Pais e você é irmão, não se esqueça, para não assumir papeis que não são seus, ok?
Um abraço da Mannoun

2 - A. diz: O que fazer com a criança que acorda a noite sempre chorando, pois meu filho tem 2 anos se alimenta bem antes de dormir,pois pessava que era fome mas mesmo assim ele chora muito a noite.

RESP: Caro (a) A.
Aos dois anos, será que alimentar-se " muito bem" antes de dormir não está sendo pesado para o bebê que custa a fazer a digestão e dorme mal ?
Em geral, devemos fazer seis refeições ao dia, TODOS nós ! Acordar por volta das 7:30, 8 horas da manhã, tomar o café da manhã, merendar às 10 horas, almoçar ao meio dia, lanchar às 3 ou 4 horas, jantar às 18 horas e cear às 21:30, 22 horas .
Como fazem com o bebê? Que lhes recomendou o Pediatra? è importante contar o dia da criança para o Médico,horários, rotina, quem cuida do bebê, quais os hábitos familiares, sem temor de ocupar-lhe o tempo, pois isto é que organiza a vida saudável de uma criança .
Consultem seu Pediatra e comentem os horários, inclusive se o bebê fica frente à tv até dormir....Ele dorme sozinho em seu quarto e cama? Dorme com os pais?
Pode ser que ele chore pelas imagens que viu, conversas que ouviu ou excesso de alimentos...
Podem voltar a falar comigo, sim?
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

O que posso fazer pra tirar a preguiça da minha filha adolescente? Ela só quer usar computador e dormir muito tarde. Depois não quer acordar cedo e esta sempre com dor de cabeça.Ela tem 18 anos.

Carmen disse...

Dra o que a senhora me diz sobre inseminação artificial? Sou jovem, casada e o médico me disse que só fazendo inseminação vou engravidar. Sei que isso não é assunto de adolescente, mas lendo suas respostas vi que tem muito bom senso. Obrigada pela resposta

Postar um comentário