logo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como incentivar os filhos a amarem os livros? parte 1

Por Maria Teresa Serman
Ninguém ama o que não conhece, com o que não tem contato ou convive. Por isso, os livros devem ser já íntimos do bebê como a mamadeira ou a chupeta. De várias texturas, cores, tamanhos, tipos. Para o banho, para manusear sendo molinhos e agradáveis ao tato, para olhar as figuras e se divertir com surpresas que alguns oferecem. Devemos ler para as crianças desde pequeninas - histórias alegres, positivas, com lições de amor e otimismo.

Os livros precisam estar à mão, os pequenos vão sentir que esses tesouros lhes pertencem, mas devem aprender desde cedo a respeitá-los, guardá-los, tratarem deles com o carinho que se devota aos amigos. Nada de deixá-los rasgar ou rasbiscar - para isso há papel avulso e branco, para que façam sua arte, muitas vezes inspiradas pelos próprios livros. Lógico que esse respeito deve partir dos pais, não só de boca, mas pelo modo como lidam com seus exemplares pessoais.

Ler para os filhos é uma das melhores iniciativas de amor dos pais. Aumenta a proximidade física e emocional, cria vínculos que nunca serão desatados e lembranças acalentadoras para o resto das vidas, de ambos os lados. Como é bom lembrar do aconchego que o calor do corpo e da voz deles nos traziam nas noites da nossa infância, ou quando estávamos doentes. Nessa ocasião, principalmente, a narrativa nos transportava para outros lugares e nos distraía de nossas dores.

A leitura é também um poderoso veículo de lazer familiar, pois à mesa, ou durante a tertúlia depois do jantar, podemos comentar e trocar idéias sobre notícias de jornais, artigos de revistas, temas de livros que alguns estão lendo ou pretendem ler. A arte em geral, ou suas especificidades, como a pintura, a música, a escultura, o desenho, todas podem participar de um bate-papo da família, quando então descobrimos insuspeitadas inclinações e talentos na garotada. Os livros nos ajudam a "ler" a alma dos nossos filhos e a estreitar os vínculos.

6 comentários:

Maria Teresa disse...

Já que não há comemorações oficiais no blog, deixo aqui os meus parabéns a você, Liana, querida amiga que nasceu de novo um pouquinho (ou muito!) este ano e que faz anos hoje. Beijo carinhoso!

Liana Clara disse...

Querida amiga, muito obrigada. Eu diria que nasci de novo um poucão!! ahahhaahh
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns!!!
bjos da sua filha preferida!

Liana Clara disse...

Esta difícil!! Tenho 5 filhas preferidas! Obrigada pelo seu carinho. Beijos Liana

Patricia C. disse...

Ôba! Adoro dar PARABÉNS PRA VOCÊ! E agora que já sei teu dia, não me escapa mais!

Pensando melhor, eu dou hoje PARABÉNS PRA NÓS!
Ganhamos VOCÊ de PRESENTE!!!

Deus continue a te abençoar e proteger MUITO!!!
Bjssssssssssssssssssssssssssss! Patricia C.

Liana Clara disse...

Olá Patrícia, muito obrigada, mas acho que não sou um presente muito bom de se ganhar, peso muiiiito! ahahhahhahahah
Muito obrigada pelo seu carinho, beijos Liana

Postar um comentário