logo

domingo, 3 de janeiro de 2010

Histórias do cotidiano - Levando uns amigos para almoçar

Adoro a casa cheia. Gosto demais quando os filhos trazem seus amigos para almoçar, lanchar, brincar e fazer trabalhos escolares aqui, até entro no esquema das brincadeiras e dos trabalhos. Mas neste dia, especialmente, os armários e geladeira estavam vazios, ainda não tinha feito compras de mercado.

É sempre assim, quando menos se espera, telefona um e diz: “Mãe posso levar uns amigos para almoçar? Vamos fazer um trabalho”.

Assim comecei a dar tratos a bolas para inventar algo com o que restava em casa. Sou famosa por minhas omeletes, minhas sessões de cachorro quente e noitadas de pizzas. Sem falar nas massas de pastéis abertas para colocarem recheios variados, um sucesso!

Agora a situação requeria uma ação rápida e satisfatória. Feijão e arroz sempre têm em casa, e como somos muitos, faço tudo em quantidade maior, e até congelo prontos. Maravilha! Uma farofinha para acompanhar, minha magnífica omelete de sobras e pronto! Já poderia alimentar a garotada a mais que chegaria.

Chegaram, esfuziantes, vinham pra fazer mais um de seus trabalhos em grupo, juntaram-se aos outros meus filhos e todos almoçamos como se fosse o manjar dos céus! O que não faz uma boa caminhada da escola a casa e a companhia de amigos.

Assim transcorreu a refeição, com todos alegres, trocando muitas informações , falando dos últimos acontecimentos escolares e eu ali sorvendo todas as informações e formando o perfil de cada amigo e de meus filhos também.

Estas reuniões são providenciais, através delas eu sei com quem andam, com quem brincam e proporcionam material para minhas dúvidas sobre o comportamento de meus filhos.

Estes amigos, normalmente oriundos de famílias reduzidas ficam encantados com os irmãos menores dos meus filhos, chegando a provocar ciúmes porque ao invés de começarem o trabalho, vão primeiro brincar com os pequenos e seus brinquedinhos de criança. Alguns chegam até a dizer: “Bem que eu queria ter um irmão”. Rebatido logo por um dos meus: “Umas pestinhas dessas? Ta louco!”. Mas bem que ficam orgulhosos de ver seus irmãos fazendo sucesso.

Muitas vezes estas idas e vindas de amigos cansa e muito, mas compensa pelo fato de ver os filhos felizes e também em saber com quem se relacionam e fazendo-me amigas deles também, poder suprir um pouco a falta de suas próprias mães que por alguma razão importante, não podem estar presentes em casa o dia inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário