Todas as Pesquisas mostra
![](http://1.bp.blogspot.com/_bm7vQTz4QaM/Sx7vfANU1lI/AAAAAAAACCE/kZt7XtS51dQ/s320/liv.jpg)
É importante lembrar que os livros, além de poucas páginas, devem ter ilustrações grandes, coloridas e pouco texto.
Dicas para Atividades:
0 a 3 anos
![](http://4.bp.blogspot.com/_bm7vQTz4QaM/Sx7vmumxd4I/AAAAAAAACCM/CJDdt0X4KnE/s320/marionetes.jpg)
• Pegue algumas marionetes ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples ou conversação na história. Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como, "Por que você está apontando para cima?"
• Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.
Acima de 3 anos e 4 anos
• Brinque
![](http://1.bp.blogspot.com/_bm7vQTz4QaM/Sx7v3DCYHII/AAAAAAAACCU/9ShvQeuunmo/s320/lobato_personagens.jpg)
• À medida que você lê a história com seu filho, escolha um objeto ou pessoa que aparece com freqüência ao longo da trama, e peça que fique prestando a atenção a estes detalhes durante todo o tempo. Peça para ele depois imaginar como a história seria diferente se estes objetos ou pessoas não estivessam no conto.
![](http://2.bp.blogspot.com/_bm7vQTz4QaM/Sx7wVkdHrxI/AAAAAAAACCc/MrRGbHE15rU/s320/princesa+1.jpg)
5 e 6 anos
• Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário ou passeio na praia. Pergunte então a sua criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
• Peça a sua criança para lhe dizer o que cada página do livro faz ela sentir quando a vê e porquê. Peça a ela para refletir e analisar como as cores, os personagens, o enrêdo, a sequência, ou outros elementos ajudam no rumo que a história toma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário