logo

domingo, 17 de janeiro de 2010

O que é o belo?

Vamos ver um pouquinho do que os antigos pensavam sobre a beleza:

Os primeiros teóricos da estética foram os gregos, mas como 'ciência do belo' a palavra aparece pela primeira vez no título da obra do filósofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten, Æesthetica (1750-1758). Somente a partir do século XVIII, com a obra de Kant, a estética começou a configurar-se como disciplina filosófica independente.

Na Grécia Antiga, Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo?

Para ele, a beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na idéia suprema de beleza. Sócrates achava que o Belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos. Nas reflexões de Aristóteles sobre a arte (imitação da natureza e da vida, mimesis), dominam as idéias de limite, ordem e simetria. Plotino indaga nas Enéadas se a beleza dos seres consiste na simetria e na medida, pois tais critérios convêm apenas à beleza física, plástica, indevidamente confundida com a beleza intelectual e moral. O próprio ser físico, sensível, só é belo na medida que é formado por uma idéia que ordena e combina as múltiplas partes de que o ser é feito.

Para os escolásticos, a arte é uma virtude do intelecto prático, um hábito de ordem intelectual que consiste em imprimir uma idéia a determinada matéria. Para Kant, belo 'é o que agrada universalmente, sem relação com qualquer conceito'. A satisfação só é estética, porém, quando gratuita e desligada de qualquer fim subjetivo (interesse) ou objetivo (conceito). Fontes: Revista Galileu e Guia dos Curi

Hoje temos muitas pessoas bem conhecidas , vítimas da beleza ou melhor da busca pela beleza.
Quantos já sofreram choques anafiláticos, durante uma anestesia geral para tiradas de gordurinhas?
A beleza é importante, a busca pela harmonia do corpo é saudável, mas precisamos sempre ponderar o custo benefício destas decisões.

Vamos ser belos e belas fazendo uso dos recursos mais naturais possíveis, sem por em risco a saúde. Isso é um assunto importante para se conversar com os jovens em casa. Eles, cada vez mais cedo, querem fazer modificações em seus corpos, em virtude de uma pressão do meio em que vivem: os amigos ditam o que é belo e aí todos fazem das "tripas" corações para conseguirem o tal padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário