logo

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Cinco dicas para mudar a rotina das crianças

Por Ana Carolina Balan

É muito comum, nessa época de férias, as crianças e os pais ficarem um pouco perdidos com a mudança de rotina. Muitas vezes também vamos fazendo as coisas de uma forma que não é muito adequada, mas não conseguimos pensar em como reverter essa situação e fazer a rotina diária de uma maneira diferente. Essas dicas que listei já me ajudaram em alguns momentos e espero que possam ser úteis para você também!

1. TER ROTINA. Parece um pouco redundante sugerir rotina quando o título do texto é dicas para mudar a rotina. Mas o fato é que crianças precisam ter rotina! Elas precisam que o seu dia tenha uma programação mínima e isso é ideal desde que são bebês. Não há necessidade de horários fixos, se sua família não se adapta bem a isso, mas ter uma sequência de acontecimentos faz muita diferença. Quando a criança realiza as suas  atividades sempre no mesmo horário, ela já vai se acostumando a se preparar para o que virá. Por exemplo, sempre após o almoço a criança brinca no quarto, em seguida vem uma soneca, acorda e brinca no quintal, toma lanche, depois banho. Não precisa haver um horário rígido, mas seguindo sempre a mesma sequência a criança já sabe o que virá em seguida, fica mais tranquila para o que está realizando e para o que virá depois. Isso também funciona com os mais velhos, tendo uma sequência de atividades, eles se organizam melhor e fica mais fácil para os pais controlarem o que eles fazem, como o tempo que ficam na TV ou computador, por exemplo.

2. PESQUISE o que você quer para seus filhos. Para direcionar essa pesquisa, comece descobrindo quais são as habilidades esperadas para a idade deles e procure atividade que ajudem a desenvolver essas habilidades. Em seguida, pense no que você gostaria que seus filhos tivessem acesso. Por exemplo, se você quer que seu filho tenha um bom conhecimento musical, procure opções de atividades que envolvam a ampliação de cultura musical. Se quer que ele aproveite as férias para desenvolver o aprendizado em idiomas, procure aplicativos e sites que tenham atividades em outras línguas.

3. FAÇA UM CARTAZ com a rotina. Essa dica é um suporte para a dica número 1. Após definir a rotina da sua casa, apresente-a para seus filhos de maneira bem visual utilizando um cartaz. Se a criança não souber ler, faça desenhos ou procure figuras que representem cada ação. Coloque o horário de cada atividade, ou a sequência em que deverão ser realizadas. Eu não sou muito boa com horários definidos, então no meu cartaz, separei as atividades por períodos: manhã, tarde e noite, fiz uma coluna para cada dia da semana e escrevi as atividades na sequência que devem ser realizadas. Consulte o cartaz junto com seus filhos e os incentive a fazer o mesmo.

4. FALE SEMPRE A VERDADE. Adultos tendem a subestimar a capacidade de entendimento das crianças. Explique a seus filhos o porquê da mudança, diga claramente o que espera dele. Você não precisa justificar suas escolhas se é você quem dita as regras, mas saber o que está acontecendo e, principalmente, o que esperamos dos nossos filhos, é fundamental para eles saibam como agir. Se for início de férias, você pode dizer que traçou um plano para essas semanas, para que possam aproveitar o tempo da melhor maneira possível e que o que vai valer para esses dias são essas regras que você vai dizer. Faça isso mesmo que seja criança bem pequena, ainda que ela realmente não entenda, você se acostumará a fazer assim e ela já crescerá com o mesmo costume.

5. ITEM SURPRESA. Quem não gosta de surpresas e novidades? Crianças gostam muito e nada melhor do que chamar a atenção delas de maneira positiva para conseguir fazer uma alteração com mais leveza e suavidade. Por exemplo, se você quer que seu filho deixe de usar mamadeira, não coloque o foco disso na mamadeira, nem fale sobre ela! Compre um copo bem bonito (uma vez comprei copos simples e colei um adesivo brilhante, fez um sucesso imenso e gastei bem pouco!), faça todo um suspense para a entrega desse copo, diga que é um copo especial, que ele serve para tomar leite, que é um copo tão especial que é só dele e ninguém pode usar e mais um monte de histórias. Vá sempre oferecendo o copo e não dê a mamadeira. Se a criança insistir muito, tente negociar o uso uma vez ao dia. Tendo algo que chama a atenção, é mais fácil que a criança acabe cedendo à novidade. Se forem crianças mais velhas, você pode providenciar um jogo de recompensas, para cada atividade realizada, a criança ganha um ponto, quem juntar a quantia combinada, ganha uma surpresa (um doce no fim de semana, um passeio que ela escolhe etc.).

Todas as ideias que sugiro são, em geral, baseadas na minha experiência e sei que funcionam bem com crianças de menos de 10 anos. Para quem tem filhos adolescentes ou pré-adolescentes não sei bem o quanto dariam certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário